Durante a estação do inverno no hemisfério sul, a costa brasileira recebe ilustres visitantes: as baleias-franca (Eubalaena australis), que migram da Antártica em busca de águas mais quentes e protegidas para se reproduzir e ter seus filhotes. A chegada dessas gigantes em nossas praias atrai mais visitantes para o Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, administrado pelo Instituto Australis, que há 36 anos atua na proteção do ecossistema marinho no litoral sul de Santa Catarina. A toninha (Pontoporia blainvillei), o golfinho mais ameaçado de extinção do Oceano Atlântico Sul Ocidental, tem um espaço especial nesse Centro, o Cantinho da Toninha, e desde janeiro desse ano já recebeu mais de 4.000 visitantes.

A mostra conta com crânios e moldes de toninhas, além de ossos de outras espécies como lobos-marinhos, tartarugas-marinhas e aves marinhas, e também animais taxidermizados (empalhados), como o pinguim-de-Magalhães. Painéis informativos auxiliam os visitantes a conhecer a toninha e descobrir porque esse golfinho está tão ameaçado. Para a coordenadora de educação ambiental do Projeto Toninhas/Univille, Daiana P. Bezerra, o espaço no sul catarinense é estratégico. “O Instituto Australis executa um importante trabalho de sensibilização ambiental; trabalhar juntos é somar esforços, tanto para minimizar o risco de extinção da toninha, quanto para o cuidado e proteção do ecossistema marinho,” comenta Daiana.

A educadora ambiental do Instituto Australis, Kátia Bolis, avalia que a presença do acervo no Cantinho da Toninha auxilia na divulgação desse animal tão ameaçado. “A toninha é um golfinho de pequeno porte e hábitos discretos, por isso, ainda pouco conhecido. Assim, torná-la uma espécie mais próxima das pessoas é um primeiro passo para a conservação. Acreditamos que parcerias como essa, entre o Projeto Toninhas e Instituto Australis, têm ajudado a popularizar a espécie e sensibilizar nossos visitantes para a sua conservação. O Cantinho da Toninha amplia nossos horizontes em termos de conservação, permitindo que os visitantes tenham uma experiência diferenciada”, explica a educadora.

O Cantinho da Toninha é umas das ações de expansão do Projeto Toninhas no território da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APABF), uma unidade de conservação federal. As atividades nesta região irão agregar mais nove municípios ao território de cobertura do projeto, de realização da Univille, e que conta com patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

As visitas ao Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, na praia de Itapirubá Norte, em Imbituba, ocorrem das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas no período de julho a novembro.  Fora da temporada das baleias, de dezembro a junho, os atendimentos ocorrem de terça a sábado, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. O agendamento de grupos pode ser feito pelo telefone (48) 3255 2922 ou e-mail: edambiental@baleiafranca.org.br.

Para mais informações, acesse projetotoninhas.org.br

Acompanhe também o Projeto Toninhas nas mídias sociais:

facebook.com/projetotoninhas
youtube.com/ProjetoToninhas
instagram.com/projetotoninhas
twitter.com/projetotoninhas

Contato para entrevista:
Daiana Proença Bezerra (Coordenadora de educação ambiental Projeto Toninhas)
E-mail: projetotoninhas@yahoo.com.br

Kátia Bolis (Pesquisadora e Educadora Ambiental do Instituto Australis/Projeto Baleia Franca)
Telefone: (48) 3255-2922 ou (48) 99158-8857
E-mail: katia@baleiafranca.org.br