No ano em que a Intercom debate o tema "Desigualdades, gêneros e comunicação", o Grupo de Pesquisa Comunicação, Música e Entretenimento da Intercom dedica o dia 7 de setembro a discutir o legado crítico presente na obra da cantora Madonna, que comemora 60 anos de vida em 2018, no Simpósio Madonna 60 - Um Legado Crítico. Maior ícone da música pop em atividade, Madonna evoca acalorados debates sobre feminismo, envelhecimento e as desigualdades e opressões da mulher na indústria do entretenimento.

Treze pesquisadores de universidades brasileiras e portuguesas trarão olhares interdisciplinares com foco comunicacional ao trabalho de Madonna. "A data de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, foi pensada também como metáfora da discussão sobre gênero. A gente vai declarar outra independência: "express yourself, don't repress yourself" (se expresse, não se reprima), frase icônica de Madonna", atesta o coordenador do GP Thiago Soares.

Pesquisadores destacados da área de Comunicação e Música trazem suas contribuições ao debate. A pesquisadora Simone Pereira de Sá (UFF), em parceria com o doutorando Rodolfo Viana (UFF) apresenta uma interessante reflexão sobre a incorporação do passo de dança vogue presente no videoclipe "Vogue" por sambistas cariocas. O mestrando Pedro Alves (UFPE) apresenta um artigo sobre uma cantora de música brega conhecida como "a Madonna do Brega", evidenciando como a cultura brasileira incorporou a performance de Madonna. A doutoranda Mariana Lins (UFPE) fez a curadoria de vídeos que vão pontuar as sessões do Simpósio. "Escolhemos trechos de entrevistas, reportagens e clipes que mostram o legado da artista que sempre tensionou o status quo com sua música e seus espetáculos", observa Lins.

Serviço:

Simpósio #Madonna60Intercom no GP Comunicação, Música e Entretenimento no Congresso da Intercom | Univille - Joinville (SC)

Dia 7 de setembro | Bloco E2 sala 417

Fonte: Thiago Soares - Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Departamento de Comunicação Social (Dcom) - Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom) - Laboratório de Análise de Música e Audiovisual (LAMA)
Grupo de Pesquisa em Mídia, Música e Cultura Pop (Grupop)