O curso de Design da Univille vai ser o destaque de Santa Catarina na 13ª edição da Bienal Brasileira de Design Gráfico, programada para 29 de novembro a 16 de dezembro, no Museu Oscar Niemayer (MON), em Curitiba. Nada menos que 12 dos 20 projetos do Estado selecionados para participar do evento mais concorrido do setor no País envolvem egressos e/ou professores do curso. “Em nenhuma Bienal esse número foi tão expressivo para a cidade”, comemora o professor dos cursos de Design da Univille Haro Schulemburg, coordenador executivo da edição deste ano da Bienal e diretor administrativo da gestão 2018-2019 da Associação Designers Gráficos (ADG Brasil), que promove o evento e completa em 2019 30 anos.

Quatro professores integram o corpo de jurados: Adriane Shibata, Carlos Felipe Urquizar, Isadora Dickie e Roy Schulenburg. O julgamento dos projetos é feito às cegas, os jurados não participam da apreciação de trabalhos das instituições a que são vinculados.

Segundo os organizadores, a identidade da 13ª edição da Bienal atravessa o conceito de multidão. “A curadoria deste ano busca por um design gráfico brasileiro que se expressa por múltiplas vozes, representadas na identidade do evento pelo hibridismo, mestiçagem, sobreposição de camadas e formas e multiplicação das cores”, enfatiza Gustavo Greco, curador da Bienal. O corpo de júri é integralmente brasileiro, com integrantes de diversos Estados e projetos de todas as regiões do país em 50 categorias.

O quê: 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico

Onde: Museu Oscar Niemayer (MON), Curitiba