A designer, antropóloga, pesquisadora de lifestyles e tendências Caroline Campos, que já trabalhou com design gráfico, de estampas e de moda e outsourcing em marcas como Brastemp, Consul, Marisol, Hering e Dudalina, é uma das atrações convidadas para a abertura, na segunda-feira (28), no Auditório da Univille, do 10º Gampi Design, a maior conferência do setor no sul do País. No encontro, Caroline, formada pela Univille há 14 anos, vai falar sobre medos, transições e outras histórias que envolveram sua trajetória profissional.

Os desafios associados à profissão são justamente a temática que o Gampi pretende trazer para o debate na edição de 2019, que vai até o dia 1º de novembro. Uma verdadeira “caça aos monstros”, enfatizam os organizadores. “Neste ano trazemos à luz os medos e receios que nos perseguem como designers, afinal estes erros também possibilitam nosso crescimento, tanto como pessoas quanto como profissionais”, explicam. Serão cinco dias de evento com workshops e palestras de alguns dos profissionais consagrados dentro e fora do País, como Theo Paul Santana, da Porsche Motors (China).

Rodrigo Brenner e Maurício Noronha, da FURF Design Studio, encerram o ciclo de palestras na sexta feira. O estúdio curitibano é o único do mundo que conseguiu ganhar, com o mesmo produto, o "confete", os três maiores concursos de design do mundo.

Plural
Em paralelo, acontece o Plural Design, o evento científico que tem como objetivo socializar com a comunidade os resultados das ações de pesquisa e desenvolvimento, da produção técnico-científica e da extensão na área do design. A proposta é promover o intercâmbio de informações entre acadêmicos e profissionais. O Plural é realizado pelo Mestrado Profissional em Design e pelo curso de graduação.

Os eixos temáticos desta edição tratam de processos, gestão, inovação social, tecnologia, sustentabilidade, relações de uso e contexto sociocultural. Foram selecionados 48 artigos completos que serão apresentados sob a forma de sessões técnicas orais. Também estão programadas atividades paralelas, como workshops, feira, desfile e vira-noite. Destacam-se as palestras com profissionais e acadêmicos, cujas temáticas tratam de abordagens relevantes no campo do Design.

Sigla
Mas o que significa Gampi? A sigla surgiu das iniciais dos cursos de design da Univille, que realizam o Gampi desde 2009: gráfico, animação, moda, produto e interiores.

SERVIÇO

O quê: 10º Gampi Design
Quando: de 28 de outubro a 1º de novembro
Onde: vários locais do campus de Joinville
Informações, inscrições e programação completagampidesign.com.br