O último final de semana, nos dias 18, 19 e 20 de outubro, movimentou São Bento do Sul com o 1º Hackathon Destinos do Quiriri, realizado pelo Consórcio Intermunicipal Quiriri e Projeto Ideando, da Univille São Bento do Sul. O evento aconteceu no campus da Universidade e contou com a participação de 46 competidores divididos em 11 equipes. O objetivo do evento foi incentivar e apoiar a proposição e o desenvolvimento de soluções inovadoras que possam ser levadas ao mercado com os temas: divulgação de atrativos e engajamento do turista na região do Quiriri. Tudo de forma gratuita e com um prêmio de 3 mil reais para o melhor projeto.

Com criatividade e energia para gerar soluções para o turismo da região, os participantes tiveram que montar projetos inovadores e apresenta-los para um time de jurados de peso. Carlos Cappelini, Fábio Fagundes e Márcio Jacson ficaram encarregados de avaliar os projetos apresentados. Andréa Tamanine, Presidente da Comissão Organizadora do 1º Hackathon Destinos do Quiriri, explica que o Hackathon Destinos do Quiriri não foi um evento universitário, mas sim para toda a comunidade, desde aqueles que não tinham ideia sobre como o turismo pode gerar valor até quem já tem um negócio que atenda ou possa atender ao setor turístico. O Hackathon é um evento de planejamento, de colocar ideias no papel para ter mais qualidade, mais produtividade em negócios já existentes, criar novos negócios ou novas atividades em negócios que já existem e incrementar vendas e lucratividade.

O Hackathon é um evento em que é preciso "parar para pensar", ou seja, sair da rotina de trabalho e/ou estudo que ocorre durante a semana para deixar a criatividade e o conhecimento trabalharem a favor de suas próprias metas. O evento começou na sexta-feira, dia 18, com a palestra de abertura do Ricardo Azevedo, diretor da Clinks, especialista Google Ads com uso de Machine Learning, Smart Bidding, Data Drive e Automação. Ele falou sobre Como a Inteligência Artificial do Google está Revolucionando o Marketing Digital. Durante a palestra, ele comentou sobre estratégias de branding, remarketing (função nativa do Google Ads pela qual quando um visitante acessa o seu site, cria-se uma “marcação” para este cliente utilizando um Cookie que ficará gravado no computador desse usuário) e inteligência artificial.

De acordo com a Presidente da Comissão Organizadora, o evento atingiu plenamente a sua proposta, gerando projetos inovadores e de grande potencial de impacto para a qualidade do turismo regional. “Foram três premiados, mas todas as equipes foram vencedoras, pois superaram a inércia diante dos problemas regionais e foram transformar suas ideias em projetos em um fim de semana intenso, venceram seus medos e superaram desafios. Estão todos de parabéns!”, disse Andréa Tamanine.

Durante os três dias de evento, o Campus da Univille São Bento do Sul foi tomado po competidores, mentores, jurados, avaliadores, organizadores, autoridades e público convidado formaram a grande equipe da 1ª edição do Hackathon Destinos do Quiriri. Ao todo foram 48h de maratona – 7h(19h) da noite de sexta até 7h(19h) da noite de domingo, 11 equipes, 46 competidores de 17 áreas do conhecimento de 12 instituições de ensino de origem. 16 mentores de 11 áreas do conhecimento participaram do Hackathon orientando as equipes com dicas de turismo, branding, economia, Direito, Marketing, Finanças, Engenharia, Sistemas da Informação, entre outros.

Após as apresentações dos 11 projetos na Arena Destinos do Quiriri, no Auditório da Univille, o resultado da competição e a premiação foram: 1º lugar: Rota das Cachoeiras, equipe composta por Benedito Santana Torquato, Fernando Santana Torquato, Andreza do Rosario, Osvalcir Peters e Beneth Santana Torquato; 2º lugar - Equipe Represa Volta Grande composta por Antônio Gschwendtner, Caroline Serafim Rodrigues da Luz, Larissa Knopik e Aline do Amaral; e 3º lugar – Equipe Seminário Sagrado Coração de Jesus composta pela equipe Parsival Ferreira Araujo, Fernando Medeiros, Dhiego Valério e Gustavo Medeiros Silva.