A Univille vai receber recursos do Governo Federal para investir no projeto de revitalização do Complexo de Atletismo Lauro Holzapfel, instalado no campus do Bom Retiro, largamente utilizado por atletas e paratletas da modalidade ao longo dos últimos 30 anos. O anúncio foi feito na quarta-feira (23) pelo deputado federal Coronel Armando, responsável pela emenda parlamentar que destina R$ 2,5 milhões para o projeto. Univille e Prefeitura se uniram para garantir os recursos em conversas com o deputado e outras lideranças em Joinville e Brasília.

Além do sistema de drenagem pluvial, o projeto prevê a renovação da estrutura de apoio, que vai ganhar novos espaços. A estrutura de apoio compreende arquibancada, sala de arbitragem, cabine de transmissão de competições, sala de administração, copa, vestiários, depósito para equipamentos, banheiros, academia e elevador. A revitalização inclui ainda a implantação de sistemas ligados à sustentabilidade ambiental como captação de energia solar, com placas fotovoltaicas, pavimentação e paisagismo.

A pista é utilizada para a realização de competições e sede de treinamentos de atletas e paratletas de várias instituições da cidade – ADEJ, Corville, Fesportes, Cepinho, Federação Catarinense de Atletismo, 62º Batalhão de Infantaria, Polícia Militar e Associação dos Amigos do Vôlei de Joinville. Atualmente, são beneficiadas cerca de 800 pessoas, entre alunos da Univille e atletas da Secretaria de Esportes (nas diversas modalidades). Segundo a Pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, professora Yoná Dalonso, um dos objetivos é estimular a prática do esporte e atletismo em estudantes de escolas públicas.

Cidadania e inclusão
A pista também é usada para eventos ligados à cidadania, inclusão e reabilitação. Um exemplo é o projeto de extensão universitária da Univille Proesa, responsável por atender crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade que apresentam deficiência física ou múltipla, desenvolvendo atividades esportivas, entre elas o atletismo na pista do campus.

“A revitalização de nosso Complexo de Atletismo ampliará as ações da Instituição no desenvolvimento e manutenção de programas de extensão voltados ao esporte com inclusão social e cidadania. Esse importante apoio financeiro contribuirá sobremaneira para o incremento da prática do esporte, e fortalecerá o desenvolvimento de talentos de atletismo e paratletismo, a qualidade de vida e a inclusão social para Joinville e região norte de Santa Catarina”, comemorou a reitora da Univille, professora Sandra Furlan.

Fotografia: Divulgação Corville.