A professora do curso de Educação Escolar Quilombola da Univille Raquel Alves dos Santos de Queiroz, foi uma das 23 vencedoras da 26ª edição do Prêmio Educador Elpídio Barbosa, concedido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), vinculado à Secretaria Estadual da Educação (SED). A entrega do prêmio, que reconhece boas práticas desenvolvidas por profissionais da educação para a melhoria da qualidade de ensino em Santa Catarina, aconteceu no dia 14, em Florianópolis. Além de professores, foram premiadas entidades e personalidades destaque nesta área. A pró-reitora de Ensino da Univille, professora Sirlei de Souza, e titular da Regional de Educação de Joinville, Dalva Aparecida Moser.

Na Univille, 40 professores participam do curso de Educação Escolar Quilombola da Univille desde julho deste ano, com bolsas de estudos fornecidas pelo Governo do Estado. As comunidades quilombolas são formadas por descendentes de escravos remanescentes dos quilombos.

Além de formar professores para atuação específica em comunidades quilombolas, desde 2018 a Universidade desenvolve um projeto de extensão destinado a uma dessas comunidades, a Caminho Curto, de Joinville. O Projeto Caminho Curto da Univille vem promovendo atividades e oficinas na comunidade envolvendo assuntos como direitos humanos, debates pertinentes às populações afrodescendentes, bem como direitos ligados à terra, saúde e educação. Também já são feitos atendimentos de escuta às mulheres por uma psicóloga voluntária, além de oficinas com as crianças para promoção da saúde e prevenção de doenças.