Como suprir as demandas por alimentos e roupas em um mundo que poderá chegar a 10 bilhões de pessoas até 2050? Que soluções sustentáveis podem resolver essa demanda de forma justa e acessível? Essas são algumas perguntas que serão debatidas no Painel “Tá na Moda – Comer e Vestir Consciente”, que ocorre neste sábado (26), das 9h30 às 12h, na Casa 97, localizada na rua Arco-Íris, 97, Iririú.


A participação do público é gratuita, mas os lugares são limitados. Para participar, basta fazer inscrição neste link. O evento, organizado pela Rastro Sustentabilidade em parceria com a representação local da Comunidade Global Shapers, iniciativa do Fórum Econômico Mundial, faz parte da programação da 6ª Semana Lixo Zero Joinville, que acontece na cidade até este domingo, dia 27.

Para falar sobre alimentação consciente, o evento traz a cidade a culinarista vegana, autora do livro Flor de Sal, curadora da Comunidade Global Shapers de Curitiba e fundadora do Good Truck, Gabi Mahamud. O projeto desenvolvido por ela – com o apoio de chefs de cozinha - busca oferecer segurança alimentar para pessoas em situação de rua em Curitiba. As preparações usam alimentos que, mesmo ainda aptos para consumo, seriam descartados por não terem valor comercial.

Sobre moda consciente, as painelistas convidadas são a professora de Design e Fotografia da Univille, Mariê Ribeiro; e a economista Lívia Rudolph, professora da Faculdade Senac Jaraguá do Sul e voluntária nos movimentos Global Shapers e Fashion Revolution. Este faz um trabalho de promoção da produção justa e sustentável na indústria da moda. O painel terá, ainda, a presença do engenheiro ambiental Thales Dantas, da Global Shapers Florianópolis, que fará um panorama sobre a economia circular.

“Como poderemos comer e nos vestir de forma sustentável garantindo recursos naturais para as próximas gerações? Acreditamos que esse painel será muito especial para entendermos de que forma poderemos assegurar recursos naturais e segurança alimentar para uma população mundial que só tende a crescer”, explica um dos organizadores da Semana Lixo Zero Joinville, e sócio da Rastro Sustentabilidade, Arthur Rancatti.
 

Sobre a Semana Lixo Zero Joinville

A Semana Lixo Zero é uma plataforma de mobilização por setores da sociedade, que tem como objetivo incentivar e encontrar soluções para que a meta Lixo Zero seja alcançada. Além de Joinville, em 2019 o evento, que tem como tema “Um por Todos e Todos por Zero”, ocorre em mais de 100 cidades brasileiras entre os dias 18 e 27 de outubro.

Idealizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, a Semana é organizada em Joinville pela Rastro Sustentabilidade. Neste ano, o evento conta com patrocínio da Neogrid, Fliperama Espaço Colaborativo, Embraco e Renovigi Energia Solar, além de apoio de diversas entidades, instituições parceiras e voluntários.


Ciléia Pontes - Assessoria de Imprensa