Duas chapas concorrem à reitoria da Univille nas eleições para os cargos de reitor e vice-reitor, marcadas para o próximo dia 31 de outubro. Integram a chapa de número 81, concorrendo a reitor e vice-reitor respectivamente, os professores Claiton Emilio do Amaral, coordenador do curso de Engenharia Civil, e Waldemar Moreno Junior, coordenador do curso de Direito. Pela chapa de número 82, disputa o cargo de reitor o professor Alexandre Cidral, atual vice-reitor, e a professora Therezinha Maria Novais de Oliveira, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, concorre à vice-reitoria. Todos os candidatos estão licenciados dos seus cargos na Univille durante o processo eleitoral. Os números das chapas foram definidos por sorteio, durante homologação pela Comissão Eleitoral.

As Propostas de Gestão Universitária das chapas concorrentes estão disponíveis na página univille.br/eleicao, assim como documentos relativos ao processo eleitoral e listas oficial dos eleitores. Conforme previsto no Artigo 14º do Regulamento Eleitoral, a Campanha Eleitoral, que começou no dia 7 de setembro, será permitida até o dia 30 de outubro de 2019. Os itens vedados na campanha estão descritos no documento. As associações de professores (APROFURJ) e de funcionários (AFFURJ) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) promovem, em parceria, um debate entre os candidatos no dia 23 de outubro, às 19h, no Centro de Convenções, campus de Joinville.

O Regulamento Eleitoral, aprovado pelo Conselho Universitário (ConsUn), é elaborado pela Comissão Eleitoral, nomeada pelo ConsUn e composta por um representante: de cada Comitê por área do conhecimento; do pessoal administrativo, por campus; discente (aluno), por campus; docente (professor), por campus; por Unidade; dos Colégios Univille. A Comissão Eleitoral é presidida pelo professor Décio Luiz Otero Júnior.

A eleição também conta com uma Comissão de Ética, constituída logo após a homologação das chapas, composta por dois integrantes da Comissão Eleitoral, sendo um(a) coordenador(a) da Comissão de Ética e outro suplente, e um(a) representante de cada chapa homologada.

Participam do Colégio Eleitoral acadêmicos, professores e técnicos-administrativos conforme detalhamento previsto no Regulamento eleitoral. O voto é secreto, e as urnas eletrônicas, cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) serão instaladas nas seções eleitorais localizadas em todos os campi, unidades e polos da Universidade.