O diagnóstico do câncer pode ser assustador, mas também revelar uma força e um prazer pela vida nunca vivenciados antes. Foi com o objetivo de evidenciar isso que a Univille, por meio do Comitê de Responsabilidade Social e do curso de Fotografia, organizou um ensaio fotográfico com pacientes da área de oncologia do Hospital Municipal São José de Joinville em prol da campanha Outubro Rosa e Novembro Azul. Os trabalhos serão apresentados na exposição itinerante “Um novo olhar”. A abertura acontece na terça-feira, 8, às 19h30, no Coworking da Univille, devendo passar por mais três espaços até o início de dezembro.

Há quase três meses, a coordenação de Fotografia iniciou com os acadêmicos do curso um trabalho de sensibilização, instruídos pela equipe de enfermagem do hospital, a fim de evidenciar o caráter psicológico e emocional do projeto. De acordo com a professora Eloah Oliveira, a exposição busca ressaltar o lado humano das pessoas. “A grandeza é valorizar a vida e reconhecer a força e a determinação dos pacientes. Para que daqui 50 anos, as pessoas possam olhar e ter a mesma leitura de força, de garra e de valorização da vida”, explicou a docente.

Ao todo, foram fotografados 20 mulheres e homens que estão em processo de tratamento contra o câncer e buscam superar essa fase da vida com garra e alegria.

Para a coordenadora do ambulatório de oncologia do Hospital São José, Carine Schultt, o trabalho contribuiu para motivar e encorajar os pacientes na busca da cura. “Tentamos mostrar que o diagnóstico de câncer não significa que a vida acabou, mas que é uma nova etapa a ser vencida. Nossos pacientes são seres iluminados, guerreiros e perseverantes e, com o projeto, podemos mostrar a eles a importância que têm dentro da sociedade”, salientou Schultt.

Dentre os parceiros do projeto, estão a empresa alemã Hahmemuhle que forneceu os papéis para a impressão das fotografias, Farbewerk Fine Art, Indimagem, Max Schwoelk Fotografia, Serena Cabeleireira, Garten Shopping e Casa do Capitão.

Abertura exposição Um novo olhar
Quando: 8 de outubro

Horário: 19h30
Local: Coworking da Univille – Rua Paulo Malschitizcki, 10 – Zona Industrial Norte