As matrículas em cursos de educação a distância (
EaD) representam hoje 24,3% do total das entradas na graduação do Brasil. A recepcionista Ana Paula Schloegel escolheu estudar EaD por conta da flexibilidade de horários que permitem com que ela trabalhe: “E pelo custo, já que não há gastos com transporte e alimentação todos os dias”. 


A estudante, além de economizar devido à modalidade, ingressou na universidade por meio da última Seleção Top 30 da Universidade da Região de Joinville (Univille), e conseguiu o benefício de 100% para começar o curso de Ciências Contábeis EaD. “Foi gratificante receber a bolsa, o que fez com que eu tivesse um incentivo a mais para começar”, comenta ela. 

A Seleção Top 30 é um processo seletivo para entrar nos cursos EaD da instituição e que dará bolsas de estudos de até 100% para os candidatos. A seleção e classificação será feita com a análise das notas de Língua Portuguesa e Matemática do 3° ano do Ensino Médio dos interessados.  

Para a acadêmica, o formato de ensino pode ser um desafio, mas que depende apenas da dedicação do aluno. “Apesar de ser bom pela flexibilidade de horário para estudar e para assistir às aulas, o curso a distância requer muita dedicação e força de vontade do próprio aluno”, comenta a estudante. 

Além dos cursos completamente a distância, a Seleção Top 30 também oferece bolsas de estudos para as graduações híbridas. Nesse modelo o aluno tem aulas duas vezes por semana, podendo aprofundar os conhecimentos e tirar as dúvidas com professores no campus da Univille.

O curso híbrido foi a escolha do técnico em segurança do trabalho, José Lima. Ele conseguiu bolsa de 20% para estudar Engenharia Química. Aos 46 anos, ele resolveu voltar para a sala de aula depois de ter trancado uma graduação há 6 anos. Sua a expectativa é adquirir mais conhecimento para a profissão e para quem sabe, seguir carreira como professor.  

Ele diz que escolheu o formato híbrido pela flexibilidade e porque achou interessante e inovador. “Tenho dois dias presenciais e a proposta de ensino é muito boa, com atividades práticas e em equipe. O sistema de ensino é moderno, e a sala também é preparada para este tipo de modalidade”, explica.

Assim como Ana Paula, ele também ressalta a importância da dedicação: “No sistema EaD, não significa que você não tenha que estudar, pelo contrário, deve se policiar e administrar da melhor forma seu tempo”.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site da Seleção, até o dia 23 de novembro. O interessado deve preencher os dados pessoais, escolher um curso, a forma de ingresso “Seleção Top 30” e anexar seu histórico escolar do ensino médio. Quanto maior a média das disciplinas, mais bem colocado o candidato ficará no ranking, podendo ganhar descontos de 20% a 100% nas mensalidades do primeiro semestre do curso.

EaD no Brasil

A realidade de Ana Paula e José é a de quase 2 milhões de estudantes da educação superior a distância. Dados do Ministério da Educação apontam que 1 a cada 5 estudantes de ensino superior estudam no EaD e esse número cresceu 27% de 2016 para 2017. 

Assim, a flexibilidade de horários, as mensalidades mais baixas e o fato de não precisar se deslocar todos os dias para estudar, colaboram para o crescimento da modalidade.  

Cursos EaD da Univille

Univille tem mais de 50 anos de história e mais de 70 prêmios de reconhecimento. O corpo docente é composto por especialistas, mestres e doutores, que garantem a qualidade do ensino tanto nos cursos presenciais, quanto na modalidade a distância.  

A instituição conta com seis polos EaD, Joinville (Bom Retiro e Centro), São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Jaraguá do Sul e Itapoá.