A CAUSE, Incubadora de Inovação Social do Inovaparq que já graduou 5 empresas e conta hoje com 9 em seu portfólio, ganhou o prêmio nacional de boas práticas em incubação e aceleração de impacto, lançado pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) com o apoio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Foram premiados os gestores da incubadora, os professores Luiz Romão, Marcelo Borba e Vanessa Collere e o coordenador técnico Alexsandro Foyth.

A iniciativa é um reconhecimento das experiências e soluções criativas adotadas por instituições para a disseminação da agenda de investimento de impacto, apoio direto aos negócios e articulação de atores estratégicos.

O projeto vencedor da Cause/Inovaparq mostra a concepção e implantação de uma incubadora de inovação social para apoio a negócios de impacto e detalha todas as etapas de idealização e da organização do programa de incubação da CAUSE. “Incluiu também o processo de avaliação e seleção dos projetos, as atividades de capacitação e mentorias que são desenvolvidas para os incubados e o formato do acompanhamento e monitoramento da maturidade dos negócios”, explicou Luiz Romão.

A CAUSE vai receber de prêmio R$ 3 mil para ser investido no programa, uma viagem de aprendizado para conhecer o ecossistema de impacto da Inglaterra e a divulgação da prática em publicação específica. “O ecossistema de empreendedorismo social da Inglaterra é considerado um dos pioneiros e o mais avançado do mundo. Será uma grande oportunidade para explorar novos espaços, conhecer os desafios dos empreendedores sociais e os mecanismos de apoio existentes e identificar os principais atores no setor para possíveis parcerias”, comemorou o professor. 

Inaugurada em agosto de 2017, a CAUSE e é considerada uma das primeiras incubadoras do País a apoiar, exclusivamente, o desenvolvimento de negócios de impacto. Transformou-se em referência regional no apoio e valorização do empreendedorismo social.