De acordo com o Dr. Dráuzio Varella, depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz alteração do humor caracterizada por tristeza profunda e forte sentimento de desesperança. É essencial identificar sintomas e procurar ajuda médica. Pensando nisso, a Univille São Bento do Sul trouxe para seus alunos e funcionários uma palestra sobre depressão e prevenção ao suicídio com Robson Mello, Psicólogo e Psicanalista. Robson é membro fundador do Fórum do Campo Lacaniano – Curitiba, membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano, mestrando em Psicologia Clínica na UFPR, conferencista de empresas e supervisor clínico. O evento aconteceu na sala de psicologia e os alunos e funcionários puderam participar, interagir e tirar suas dúvidas.

Para Robson, esse tipo de evento é muito importante para desmistificar alguns conceitos errôneos, esclarecer dúvidas e informar. “Partimos dos altos índices de depressão e suicídio, tratamento ambulatorial e internações relacionados a esses quadros, divulgados pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para, de mãos dadas com os conceitos freudianos de pulsão, inconsciente, sintoma psíquico, e os lacaniano de desejo, alienação e separação para pensarmos como o corpo se doa como palco para que o sofrimento psíquico nele se instale”, afirmou o psicólogo.

A Univille parte do preceito de que a melhor solução é sempre ter a melhor informação, por isso esses eventos são de suma importância para alunos e funcionários, que lidam com a pressão do dia a dia. Além disso, os estudantes puderam ter uma visão bem ampla de sua futura profissão. “A aula se propôs, também, a pensar os elementos fundamentais à formação do psicólogo (o tripé da formação) bem como a importância da linguagem na constituição e tratamento dos sujeitos, e, sobretudo, a emergente importância da valorização do profissional psicólogo nos tratamentos do adoecimento psíquico”, completou Robson Mello.