A professora do curso de Direito Fernanda Brandão Lapa, coordenadora da Clínica de Direitos Humanos da Univille e diretora executiva do Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH) de Joinville, participa na Indonésia da 10ª Conferência Mundial da Aliança Global pela Justiça, que vai ser realizada de 4 a 10 de dezembro, na Universidade de Pasundan, na cidade de Bandung. Fernanda Lapa vai apresentar no encontro trabalho sobre os desafios da educação clínica no Brasil. A professora é consultora para a construção de políticas na área da educação em direitos humanos, em âmbito nacional e internacional, e participa de grupos e redes de pesquisa sobre educação, direitos humanos e clínicas jurídicas.

“As clínicas jurídicas proporcionam ao estudante uma aprendizagem diferenciada, em que são desenvolvidas competências pessoais e profissionais diferentes daquelas tradicionalmente priorizadas em sala de aula, como empatia e senso de justiça. Um aprendizado capaz de garantir o acesso à justiça a grupos excluídos e causar uma transformação social”, enfatiza a professora.

A conferência da Indonésia é composta por duas partes: uma conferência geral com plenárias e sessões simultâneas sobre vários temas e tópicos e um workshop de treinamento de instrutores (TOT) sobre aspectos práticos para implementar a educação em justiça, incluindo métodos de ensino clínico.

Aliança global

A GAJE é uma aliança global de pessoas comprometidas em alcançar a justiça social através da educação. já patrocinou oito conferências mundiais desde que foi formada em 1999, com delegados em cada conferência representando todas as regiões do mundo. As conferências visam promover o intercâmbio de informações e experiências entre as pessoas envolvidas na educação para a justiça em todo o mundo. A educação clínica de estudantes de direito é considerada um componente essencial neste desafio.