Univille e Prefeitura vão ser parceiras no projeto de implantação da telemedicina, que vai permitir o atendimento de pacientes do SUS a distância em especialidades e qualificar acadêmicos do curso de Medicina. O projeto-piloto começa a funcionar neste ano em duas clínicas do Ambulatório Universitário, com recursos próprios da Univille. A expansão da telemedicina para as outras 20 clínicas do Ambulatório Universitário e para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município deverá ser viabilizada com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Kennedy Nunes, no valor de R$ 1 milhão.

Em encontro recente na Prefeitura, a reitora da Univille, Sandra Furlan, o prefeito Udo Döhler e o secretário municipal de Saúde, Jean Rodrigues da Silva, acertaram detalhes da parceria, entre eles o repasse dos recursos da emenda parlamentar via Fundo Municipal de Saúde. Segundo a reitora, a inovação, além de ampliar o acesso da população às especialidades pelo SUS, vai acelerar o tratamento e melhorar a resolutividade. No ano passado, foram realizados no Ambulatório Universitário 8,3 mil atendimentos de pacientes do SUS em diversas especialidades.

Segundo dados oficiais, em Joinville quase 4 mil pessoas aguardam pela primeira consulta, uma espera que pode chegar a oito meses. 11 mil aguardam pelo retorno.

No Brasil, a telemedicina é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para troca de informações entre profissionais, consultas on line, diagnóstico e até cirurgias, e já é usada no SUS e hospitais privados.