A Secretaria Municipal de Saúde de Joinville vai ampliar de nove para 15, no sistema público do município, o número de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICs) associadas à naturologia, uma área de atuação profissional relativamente recente no Brasil, com três apenas cursos de graduação no País. O anúncio foi feito pelo secretário da pasta, Jean Rodrigues da Silva, durante a 12ª edição do Congresso Brasileiro de Naturologia (Combranatu), maior evento técnico-científico da área que atraiu 200 congressistas e foi realizado na Univille até o último sábado. As PICs foram introduzidas no Sistema Único de Saúde (SUS) há 33 anos, e hoje, em busca de expansão e reconhecimento, o setor já conta com o apoio de uma Frente Parlamentar no Congresso Nacional. Atualmente, mais de 150 terapias utilizadas no mundo como tratamento complementar para reequilibrar a saúde de pacientes já estão listadas na Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Já iniciamos treinamento na rede e queremos disseminar essas práticas na saúde pública do município. Estamos cada vez mais sensíveis às causas emocionais que impactam a saúde”, enfatizou o secretário, que anunciou também a abertura em 2020 de 25 vagas de estágio para acadêmicos do curso de Naturologia.  

Para Fabiana Figueredo Molin de Barba, coordenadora do curso de Naturologia da Univille e presidente do 12º Conbranatu, a ampliação do leque de PICs disponíveis gratuitamente na rede pública de todo o Brasil solidifica o trabalho dos profissionais de naturologia no SUS e amplia o mercado para os profissionais. “O foco é principalmente a prevenção e a promoção da saúde no cuidado integral do ser humano, reconhecendo a utilização de medicamentos fitoterápicos, plantas medicinais e tratamentos naturais para o restabelecimento da saúde e qualidade de vida da população”, enfatizou. 

NatuSUS

Além da trocar experiências e mostrar os avanços científicos na área, o 12º Conbranatu lançou a Rede Nacional de Naturologia no SUS - Rede NatuSUS, um movimento popular liderado por naturólogos com a finalidade de fortalecer, integrar e orientar a atuação de profissionais no Sistema Única de Saúde. Seus membros fundadores, Alan Assis e Belchior Torres falaram durante o lançamento sobre o desenvolvimento do Manual de Implementação da Naturologia para o SUS como ferramenta para inclusão do profissional naturólogo dentro das equipes e conselhos de saúde locais, referendando o relatório final da 16ª Conferência Nacional de Saúde.

O 12º Congresso Brasileiro de Naturologia publicou uma Carta Final em que expressa o momento de reafirmação do compromisso com a construção de uma ciência complexa e preparada a servir os desafios contemporâneos da saúde. “Este é um dos principais desafios da Naturologia, dar voz ao debate sobre a emergência de um paradigma de evidências que possa abarcar a complexidade, a integralidade e a experiência do indivíduo no cuidado humanizado, desafio de que a Naturologia se tornou coautora desde a sua origem”, destaca o documento.