O professor como principal ferramenta de transformação social. É com esta convicção que trabalha a Omunga Grife Social, startup incubada na Incubadora de Inovação Social do Inovaparq (CAUSE) que fez nova incursão ao sertão nordestino, em Betânia do Piauí (PI). Objetivo: turbinar a formação de 80 professores locais com o tema liberdade, autonomia e poder de escolha para crianças e professores, dentro do Projeto Escolas do Sertão.

O propósito da Omunga é beneficiar crianças que vivem em regiões de extrema vulnerabilidade social, por meio da educação. A startup atua no nordeste brasileiro e na África, onde já viabilizou a construção de três bibliotecas e vem garantindo a formação contínua dos professores dessas regiões, beneficiando cerca de 4,0 mil crianças e 300 professores.

O coordenador da CAUSE, professor Luiz Romão, que desenvolve pesquisas na área de inovação social, e o professor do curso de Fotografia Daniel Machado, que acompanha o projeto há quase 5 anos, participaram do encontro como voluntários em Betânia do Piauí. "Poder contribuir com os professores daquela região foi uma incrível experiência", comemorou Romão. "É visível a mudança de atitude dos professores, demonstrando maior confiança e protagonismo em sala de aula", comentou o professor Daniel.