A Pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Univille, professora Yoná da Silva Dalonso, participou nos dias 5 e 6 de novembro do XXVI Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições de Ensino Superior Comunitárias (ForExt), XXVI Encontro Nacional, XXI Assembleia Nacional do ForExt e VII Jornadas de Extensão do Mercosul, eventos realizados na Universidade de Passo Fundo (UPF), no Rio Grande do Sul. Atual coordenadora da Câmara Sul do ForExt, Yoná apresentou os resultados dos trabalhos desenvolvidos pela Câmara e o planejamento para 2020, ano em que a Univille sediará o próximo encontro da Região Sul. Também participaram do evento pela Univille as professoras Eliziane Meurer Boing, Maria Inês Siqueira Araujo e Leticia Ribas Diefenthaeler Bohn.

O Fórum tem como objetivo discutir assuntos como a construção do conhecimento por meio da extensão universitária, as estratégias de metodologias participativas e a curricularização da extensão. O ForExt contou com a participação de 26 instituições comunitárias de todo País.

Sobre o Forext

O Forext é um espaço de diálogo com os diversos setores da política da educação superior do Brasil e propõe continuar os trabalhos de elaboração das diretrizes da extensão universitária para as instituições comunitárias. Também mantém a interlocução com o governo federal, com a finalidade de promover a unidade da extensão universitária brasileira e a construção de instrumentos de avaliação compatíveis com a complexidade, diversidade e pluralidade de práticas extensionistas e do sistema.