No di
a 4 de dezembro, aconteceu o encerramento do projeto Direito e Literatura: a criação de um espaço de construção da cidadania (DILITE), no Auditório da Univille São Bento do Sul. O DILITE é um projeto de extensão universitária que completará 16 anos, realizado pela coordenação de Direito e coordenado pela professora Andréa Tamanine. Nestes anos de trabalho, a proposta conseguiu envolver em torno de 20 escolas e mais de 3 mil crianças em intervenções diretas de grupos de estudantes de Direito. Entre os acadêmicos, mais de cem foram envolvidos e participaram como animadores dos personagens das histórias contadas a crianças do Ensino Fundamental de escolas públicas do município, promovendo a igualdade e a cidadania.

O projeto promove experiências transformadoras e criatividade ao fazer com que os estudantes e docente sejam desafiados a sair da sala de aula a criar formas de expressar os conhecimentos jurídicos – com foco em Direitos e Garantias fundamentais preconizadas pela Constituição Federal - de forma crítica e reflexiva, buscando atender às exigências de linguagem e compreensão do universo infantil. Mais de 60 crianças da Escola Básica Municipal Annelize Beckhauser Mallon e da Escola de Ensino Fundamental Osmarina Batista Betkowski de São Bento do Sul participaram do encerramento do DILITE.

A história do projeto começou em 2003, na sala de aula do 1º ano do curso de Direito. O fato de o acesso à justiça estar além da gratuidade de serviços, mas envolver também questões de linguagem no distanciamento do cidadão comum do conhecimento da lei entre outros aspectos, trouxe à discussão questionamentos sobre como seria possível mudar este cenário. Da turma, um grupo de três acadêmicos manifestou interesse de trabalhar em prol da comunidade local visando ampliar o acesso à justiça.

E em 2019, o projeto foi convidado a apresentar resultados na Semana de Direitos Humanos e Cidadania da UNIFEBE (SC), cujo objetivo é proporcionar a reflexão e o debate sobre as temáticas de Cidadania, Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos, valorizando a parceria das experiências empíricas das entidades de Direitos Humanos com o saber acadêmico.