Os Bombeiros Voluntários de Joinville foram a inspiração para os alunos do terceiro ano do curso de Design de Moda da Univille durante este ano. Eles criaram uma coleção de moda conceitual com o tema “Os Guerreiros dos 4 Elementos”, apresentada no desfile do 10º Gampi Design

Durante o ano, cada aluno desenvolveu um look com diversos materiais reaproveitados e processos artesanais, como pinturas e aplicações manuais, trabalho interdisciplinar envolvendo quatro disciplinas: projeto de moda 2 e produção de moda, ministradas pela professora Juliana Floriano; modelagem de moda, ministrada pela professora Valdirene Gruber; e costura, cadeira da professora Rita Lorenzi.

"A coleção é uma homenagem aos bombeiros voluntários, pessoas que enfrentam muitos perigos de forma altruísta”, justificou a professora Juliana Floriano. O tema, segundo ela, representa o trabalho heroico na terra, fogo, água e no ar. “Por ser conceitual, o desfile é mais artístico, e tenta sensibilizar o público sobre a importância de valorizarmos e apoiarmos essa instituição, inclusive de forma financeira.”

Na abertura do desfile, o diretor executivo da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Matheus Cadorin, falou aos alunos do orgulho em ter a corporação de bombeiros voluntários mais antiga do país homenageada pelo trabalho acadêmico. E fez convite para exposição das peças da coleção na corporação.