Sabemos que as qualidades que tornam um profissional mais humano são fundamentais para o atual mercado de trabalho, cada vez mais dinâmico e globalizado que valoriza os profissionais que se reinventam e sabem trabalhar com diferentes perfis. 
 

E é de olho nessas mudanças que os alunos de Design da Univille, orientados pelo professor dos cursos de graduação em Design e Publicidade e Propaganda e das especializações em Design, Jonathan Prateat, por mais um ano se propuseram a desenvolver o layout da marca de seis assessoradas pelo Consulado da Mulher em Joinville (SC). 
 

Pelo quarto ano consecutivo, os acadêmicos da disciplina de Programação Visual 2 criaram toda a comunicação visual das marcas das empreendedoras, isso inclui cartões de visita, embalagens, produções para mídias sociais e muito mais. Jonathan conta que a moeda de troca para essas horas de trabalho cedidas é a participação direta das assessoradas no projeto, ou seja, elas precisam estar abertas às dúvidas dos alunos e a aprovação final delas é extremamente necessária. 

“Os estudantes e empreendedoras apresentaram juntos o trabalho, desse modo eu consegui avaliar a postura profissional de cada um deles e a verdadeira visão delas em relação ao que foi ofertado”, disse o professor. 

 

O projeto aparece como um complemento prático do que os alunos aprendem teoricamente no início do ano e como um impulso para o crescimento da vida profissional das assessoradas, que hoje já compreendem a importância da comunicação visual. 

Cleide Gasparin, especialista de projeto sociais do Consulado da Mulher, ressalta que os detalhes demonstram o comprometimento dos alunos que além de receberem as empreendedoras na faculdade também vão até a casa delas, conhecem suas histórias, onde elas trabalham e como elas trabalham. 

“A experiência de desenvolver trabalhos acadêmicos com base em casos reais é sempre muito gratificante. Foi ainda mais nesta parceria com o Consulado da Mulher, onde passamos tanto tempo conhecendo as empreendedoras. O melhor é saber que as soluções que desenvolvemos para seus negócios vão realmente ser aplicadas e poderão ajudar famílias da comunidade local”, contou Max, um dos alunos destaques do projeto.

As empreendedoras participantes concordam com o que Max disse e afirmam o retorno tão positivo da parceria. “É como olhar para um ‘filho’ que nasce em um momento tão importante, é a força que faltava para continuar”, agradeceu Valéria, Dona do Empreendimento Lela Cake.  

O projeto com as empreendedoras também contou com o apoio das professoras Juliana Floriano, de Oficina Gráfica, e Fernanda Pizza, de Design de Informação. 

 

Fonte: Consulado da Mulher.