Dois funcionários da Univille integram o grupo de novos conselheiros para o biênio 2019/2021 do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDE) de Joinville: Paulo Sérgio Suldovski, que foi reeleito, e Jéssica Mendes de Carvalho, 1ª Secretária, que representa a Univille no COMDE. A posse foi realizada no dia 16 de dezembro, no prédio central da Prefeitura de Joinville. Paulo representa o Poder Público, pela Secretaria de Assistência Social (SAS). Para o cargo de vice-presidente, foi eleito Sérgio Luiz Celestino da Silva, que representa as Organizações Não-Governamentais, em nome das Entidades sociais que prestam assistência às pessoas com deficiência. O 2º Secretário é o representante da OAB, Valdir Bittencourt Junior.

Para o presidente eleito, Paulo Suldovski, o COMDE tem como desafios buscar ampliar a inclusão e a acessibilidade em todas as suas formas: física, arquitetônica, atitudinal e comunicacional. Entre as prioridades para o biênio, ele destaca a revisão e atualização da legislação da entidade, além da atuação junto ao mercado de trabalho e ações de educação.

Entre os avanços apontados por Suldovski estão o Decreto 5.296/2004, que enfatizou a acessibilidade arquitetônica; a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência que passou a ter o status de Emenda Constitucional, em 2009; a Lei Brasileira de Inclusão, de 2015; e a própria Política Municipal de Acessibilidade de Joinville, de 2012.