O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, lançou um desafio às universidades comunitárias durante audiência hoje com representantes do Sistema Acafe. Ele quer que as instituições participem da elaboração de um programa de Estado para reverter os índices "preocupantes" da educação em Santa Catarina. O secretário disse que a ideia é atuar em três pilares em parceria. Um deles voltado a despertar nos jovens a vontade de fazer um curso superior. "80% dos estudantes que saem do Ensino Médio no Estado não vão para a universidade", revelou.

Segundo ele, os acadêmicos das universidades comunitárias beneficiados com bolsas do UniEdu (cerca de 11 mil espalhados pelo Estado) poderiam ajudar professores da rede pública estadual a preparar os alunos nas escolas para o vestibular com aulas de reforço. "Também podemos pensar juntos como incentivar a carreira de professor e desenvolver sua autoestima, além de atuar em conjunto na preparação dos nossos professores atuais", explicou o secretário sobre os outros dois pilares em que o programa deve focar. A capilaridade do Sistema Acafe, com universidades espalhadas por todo o Estado, facilitaria o trabalho. A rede pública de ensino estadual tem 38 mil professores e perto de 1.100 escolas. "Contamos com a Acafe para essa cruzada".

As sugestões foram bem-vindas pelos dirigentes das universidades presentes na audiência, entre eles o vice-reitor da Univille, Alexandre Cidral. O presidente da Acafe, Günther Pertschy, disse que as ações podem ajudar a resolver um problema cada vez mais comum nas universidades: o despreparo dos alunos que vêm do Ensino Médio, principalmente em matemática. Com dificuldade para acompanhar as aulas, muitos desistem do curso superior. As IES da Acafe fornecem nivelamento gratuito aos acadêmicos.