A Univille apresenta nesta quinta-feira (dia 12), durante a Conferência Municipal de Turismo na Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), os resultados da pesquisa “Impactos dos eventos de Joinville e a imagem do destino”, que revela o perfil global dos turistas de negócios que circulam na cidade. O estudo, com a participação de 526 entrevistados, foi desenvolvido pela Universidade com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau.

Entre os itens apurados pela pesquisa estão informações sobre gastos com viagem, avaliação do visitante sobre os eventos dos quais participaram e da cidade como destino. Também foram apurados aspectos como a percepção positiva que os turistas têm sobre a segurança e a limpeza em Joinville e a intenção que relataram em retornar à cidade para negócios e lazer.

O objetivo da Conferência Municipal de Turismo, que vai ser realizada no plenário da CVJ das 8h30 às 12h, é discutir perspectivas e estratégias para o turismo de negócios e eventos na cidade.

A programação prevê a elaboração da Carta para o Turismo de Negócios e Eventos de Joinville, com a colaboração dos participantes do evento, profissionais do segmento, conselheiros e entidades representativas do setor. O documento terá como parâmetros regimentos universais como o Código Mundial de Ética do Turismo e a Carta do Turismo Sustentável, elaboradas por entidades como a Organização Mundial do Turismo (OMT) e pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Para a professora da Univille e conselheira do Joinville Convention Bureau, Yoná Dalonso, a Conferência Municipal do Turismo é oportunidade para estipular metas e planejar o desenvolvimento do turismo e da cidade. "É importante pensar no futuro. Ao elaborarmos um documento como a Carta para o Turismo de Negócios e Eventos, estamos pensando no futuro da cidade e das próximas gerações de forma mais sustentável", afirmou.

A Conferência Municipal de Turismo é realizada pela Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), com apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e Univille. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário on line disponível no site da CVJ.

Fonte: assessoria de imprensa da CVJ