A Baía Babitonga será, nos próximos dias, o destino do primeiro barco a vela exclusivo para pesquisas oceanográficas do Brasil. O veleiro ECO deve ancorar na manhã do 11 de fevereiro nas águas da baía. A embarcação é mantida pela Fundação de Ensino e Engenharia em Santa Catarina (FEESC) em cooperação com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Em sua primeira visita à Babitonga, a equipe fará pequenas incursões de reconhecimento, teste de equipamento e definição das linhas de pesquisa. Em parceria com o Projeto Toninhas/Univille, serão realizadas ações de educação ambiental com a comunidade. Além disso, a equipe vai captar imagens e realizar entrevistas com pesquisadores e associações para a produção de um documentário sobre a biodiversidade da costa catarinense.

O ECO é uma iniciativa inédita no país, permitindo expedições científicas de grande porte, inclusive à região antártica. “A navegação a vela sem ruído e quilha retrátil permitirão deslocamento em águas rasas de manguezal e estuários de rios; áreas muito sensíveis ao adensamento urbano, às obras hidroviárias e às mudanças no clima”, explica o idealizador e coordenador do projeto Orestes Alarcon.

A embarcação fica na Babitonga de quatro a cinco dias e estão previstas reuniões entre pesquisadores que idealizaram o projeto e de instituições locais para discutir possíveis parcerias e estratégias para o desenvolvimento de projetos conjuntos, como é o caso do Toninhas. “É muito importante ver iniciativas como essa ganhando espaço. A pesquisa marinha no Brasil é um constante desafio e contar com parceiros a favor da conservação é fundamental. No que se refere à pesquisa com toninhas, a espécie de golfinho mais ameaçado do Brasil, a parceria com o ECO permitirá a coleta de dados ao longo da costa utilizando uma plataforma que produz baixo nível de ruído e com reduzido custo operacional”, destaca Marta Cremer, coordenadora do Projeto Toninhas Univille.

O veleiro estará ancorado em frente ao Museu do Mar, um cenário de especial importância e beleza histórica, onde será programado visitas à embarcação para os amantes das ciências do mar e da navegação.