O curso de Psicologia, do campus São Bento do Sul, realizou sua aula inaugural com o professor Alexandre Cidral, vice-reitor da Univille. A aula teve como tema "Planejamento de carreira: entrei na Universidade. E agora?". O objetivo foi de proporcionar aos participantes uma oportunidade de reflexão sobre a escolha da Psicologia como área profissional e o desenvolvimento de uma identidade profissional a partir do contínuo planejamento de uma carreira articulada a um projeto de vida. Durante a aula, os acadêmicos refletiram sobre seu futuro profissional e seus objetivos como futuros psicólogos.

Os estudantes fizeram diversas dinâmicas e atividades. Entre as tarefas de imersão e apresentação, estava a de imaginar-se como psicólogo e representar seu propósito e seus valores na profissão através de desenhos e colagens em folhas em branco, uma representação dessa nova fase que se inicia. Eles também tiveram a missão de refletir sobre o que é necessário em termos de competência para ser o psicólogo (a) que tanto almejam. Por fim, para alcançar seus objetivos, os alunos precisaram discorrer sobre suas forças e fragilidades nesse momento da vida acadêmica, estimulando assim a pensar em um planejamento para os próximos anos e ver o que precisam fazer para ser o profissional que ambicionam.

Entre as palavras-chave dos alunos estavam a ética, respeito, solidariedade, zelo, empatia, responsabilidade, profissionalismo e compaixão. Para eles, esses são os pilares de um profissional digno, respeitável e competente, sendo os valores que devem reger a profissão. A aula também contou com a presença da psicóloga Graciane de Oliveira, que orientou os alunos durante as atividades e fez comentários, acrescentando conteúdo e experiência à aula inaugural, proporcionando uma verdadeira imersão dentro do mundo da psicologia.