O Sítio Arqueológico Gruta das Pedras Brilhantes, no Oeste da Bahia, é o tema do primeiro episódio da série televisiva documental “O Lugar Antes de Mim”, que fomenta a valorização do Patrimônio Material brasileiro, em especial a arqueologia pré-histórica, por meio da linguagem audiovisual. Dirigido por Karla Nascimento, mestre em Patrimônio e Sociedade pela Univille, o filme foi selecionado para o Firenze Archeofilm - Festival Internazionale del Cinema di Archeologia Arte Ambiente que será realizado em Florença na Itália, de 13 a 17 de março.

O episódio Gruta das Pedras Brilhantes tem como fio condutor depoimentos de pesquisadores que partem do papel da arqueologia na compreensão da sociedade, avançam pelos tipos de sítios comuns no Oeste baiano e chegam à caracterização do sítio em foco no documentário.

Interessada em alcançar também o público leigo em arqueologia, a diretora e produtora cultural usa uma linguagem acessível e dá voz ao conhecimento popular, trazendo entrevistas de um guia local e um antigo morador. “Espero que a série colabore para a conscientização dos espectadores sobre a história não oficial, diferente da eurocêntrica, que nos é apresentada”, declara Karla. Na sua opinião, “a construção da memória é imprescindível para a formação da identidade pessoal e coletiva”.

Karla é natural de Curitiba, onde dirigiu anteriormente o documentário “Pelos Traços de Poty” entre outros.

O segundo episódio da série está em pré-produção e abordará as pinturas rupestres da região dos campos gerais no estado do Paraná. “A proposta é fazer circular registros sobre povos que habitavam o nosso país em tempos remotos. Mostrar que outras civilizações habitavam a América, antes do período das grandes descobertas e recuperar aspectos de seus cotidianos”, afirma Karla sobre o objetivo da série.

O documentário já foi exibido no  Finisterra - Arrábida Film Art & Tourism Festival, em Sesimbra, Portugal, e no 9º Arraial Cine Fest - Festival de Cinema de Porto Seguro, Bahia.

Serviço

O quê: Exibição “O Lugar Antes de Mim”.
Quando: 13 de março, às 9h30.
Onde: Cinema La Compagnia (via Cavour 50/R, Florença, Itália)