Na quarta-feira, dia 20 de março, a Univille São Bento do Sul fez sua festa de encerramento da Gincana do Calouro Solidário, que contou com várias atrações como paródia de clipes, apresentação do grito de guerra e o desfile que elegeu a Garota e o Garoto Univille 2019.

A Gincana do Calouro Solidário Univille é um evento de confraternização e trabalho social. Esse ano, os calouros da unidade São Bento do Sul arrecadaram 3.700 kg de alimentos que foram doados para instituições do município. Além disso, os calouros fizeram doação de cabelo para instituições de combate ao câncer, que confeccionam perucas para aqueles que estão em tratamento.

Os calouros também arrecadaram 164 kg de lacres de alumínio que serão tocados por cadeiras de rodas através de uma iniciativa da Associação das Senhoras de Rotarianos – Casa da Amizade. Por fim, os calouros também conseguiram a doação de quatro estantes para o projeto ProLer, que coloca livros em pontos de ônibus para que mais pessoas tenham acesso ao fantástico mundo da literatura. O clima de amizade e trabalho em prol do bem coletivo permeou todo evento e abrilhantou a vida acadêmica dos calouros, que estão dando o primeiro passo em sua jornada profissional. Este ano a Garota e o Garoto Univille vão representar a Universidade em feiras, eventos e demais ações na região. Confira abaixo o perfil do Garota e Garota Univille 2019.

Garoto Calouro

Nascido em Campo Alegre, SC, Elvis Feliciano é calouro de psicologia e considera a Univille como sua segunda casa. Elvis tem 34 anos e gosta de música, cinema e literatura. Seu sonho é ser um psicólogo que faça a diferença no exercício da profissão.

Univille: O que te motivou a participar do desfile?
Elvis Feliciano: Fui quase intimidado. Confesso que tinha vontade, mas minha vontade não superava minha timidez. É algo que ainda estou trabalhando, então foi um desafio. Pensei que seria uma oportunidade de trabalhar minha timidez, minha exposição em público, minha simpatia. E pensando também no futuro, em como vai ser a minha atuação na minha profissão, lidando com outras pessoas. Era preciso superar essa timidez e encarar o desafio. Não achei que pudesse ganhar, mas pensei, “estou aqui para ajudar minha turma e vou encarar o desafio. Vou desfilar porque é psicologia, é meu curso e meu orgulho”. E consegui! E isso só me mostrou que estou no caminho certo. Temos sempre que achar algo que nos deixe com medo e encarar, e ver como o resultado disso é positivo.

Univille: O que estudar na Univille significa para você?
E.F.: Gosto muito de estudar aqui, a faculdade oferece muito ao aluno para seu desenvolvimento. Me sinto muito bem aqui, nem sei explicar em palavras. Ao ganhar o troféu do concurso pensei “comecei legal! Vou ter uma história para contar no futuro!”. Para mim estudar na Univille significa ter mais oportunidades, como já estudei em outras instituições, a gente consegue ver quando não há preocupação com o aluno e na Univille não é assim. Estudar aqui traz um leque de oportunidades, o que é muito importante para nossa vida profissional.

Univille: O que te levou a escolher o curso do Psicologia?
E.F.: Sempre tive curiosidade, estudei um ano de Educação Física na Univille, mas não conseguia me ver trabalhando com isso no futuro. Psicologia sempre foi um sonho, tinha muita vontade de conhecer melhor o curso. Eu faço terapia e adoro o trabalho da minha psicóloga. Ela me indicou livros e me incentivou, disse que eu tinha jeito para isso. Eu prestei para outra universidade, mas quando abriu o curso na Univille eu não pensei duas vezes antes de mudar, sei o quanto a Univille é melhor em diversos aspectos. Entrar na faculdade mais tarde, com 34 anos, é legal porque a gente traz uma carga de maturidade muito grande para turma e isso vem para somar. Eu sempre busco cursos extras para fazer e aprimorar minha formação. Acredito que nunca é tarde para buscar a realização de um sonho.

Univille: Quais são seus planos para o futuro?
E.F.: Meu maior sonho é me formar. Venho de uma família humilde, sou a única pessoa a fazer um curso superior e isso é muito importante para mim e para minha família. Pretendo, em 4 anos, já estar na área. Eu tenho uma revistaria e como a tendência é que esse mercado acabe muito em breve, preciso me programar para o futuro. A revistaria está ajudando a conquistar minha realização profissional, mas sei que algo que não vai durar. Gostaria de começar com um estágio e já estar na área trabalhando com pessoas. Gostaria de trabalhar na área social, com pessoas mais carentes, as minorias, que são as que mais precisam. Em um consultório fica inacessível para a maioria da população e eu gostaria de contribuir na mudança desse quadro. Não basta ser um bom psicólogo, tem que fazer a diferença.

Univille: O que gostaria de acrescentar à sua profissão?
E.F.: Podemos citar o caso do massacre na escola em Suzano. Já passou da hora de ter um psicólogo ativo dentro de cada escola, para trabalhar no atendimento preventivo. Estudei um pouco sobre políticas públicas e vi o quanto isso é importante para a nossa sociedade.

Univille: Sentimento sobre Gincana dos Calouros?
E.F: Foi minha segunda gincana e eu acho que é um sentimento de união, que quebra o gelo da turma e todos se unem para um único objetivo. É um sentimento de cumplicidade. Eu gosto de conhecer as pessoas e a psicologia me ajuda a entender melhor as pessoas, a perder certos preconceitos. Participar da gincana e do desfile também foi importante nesse aspecto.

Nicolli Nogueira de Oliveira

A jovem caloura de psicologia Nicolli Nogueira tem 17 anos e é natural de São Bento do Sul. Nicolli gosta de tocar teclado, ler livros, fazer trabalhos voluntários e ficar com a família. Seu sonho é abrir a própria clínica de psicologia, para cuidar de crianças especiais, principalmente com Síndrome de Down.

Univille: O que te motivou?
Nicolli Nogueira: Os meus amigos! Eles me falaram que eu era muito simpática e carismática, e que eu ia conquistar os jurados. Participar do desfile era muito importante para minha turma e eu achei que seria uma boa experiência para mim também, uma forma de ajudar minha equipe.

Univille: O que te levou a escolher o curso de Psicologia?
N.N.: Sempre me dei bem com crianças especiais, especialmente com Síndrome de Down. Sempre sonhei em trabalhar na APAE, mas não tinha idade. Quando eu soube que ia abrir psicologia na Univille fiquei maravilhada, era um sonho poder estudar e ficar perto de casa, da minha família, na minha cidade. Agora estou estagiando com crianças especiais, com Síndrome de Down, estou amando e quero trabalhar com isso agora e no futuro.

Univille: O que estudar na Univille significa para você?
N.N: É uma conquista para mim e estou me esforçando muito. Estou até trabalhando para ajudar meus pais na realização desse sonho meu e deles. Acredito que fazer um ensino superior é o sonho de qualquer um e poder realizar isso é muito importante para mim e para minha família. Eu fiquei muito feliz quando abriu o curso de psicologia na Univille porque eu posso realizar meu sonho perto das pessoas que eu amo. Sempre quis fazer faculdade, mas não queria ficar longe da minha família, e poder estudar aqui faz toda a diferença.

Univille: Quais são seus planos para o futuro?
N.N: No momento eu me vejo muito bem por aqui por São Bento do Sul, gostaria de me formar e trabalhar na APAE, seria a realização de um sonho.

Univille: Sentimento sobre Gincana dos Calouros?
N.N: Foi muito divertido! A gente se empenhou muito e todos eram muito competitivos e deram tudo de si. Mas o mais legal é que todos pensaram em ajudar, o nosso intuito mesmo não era apenas ganhar, mas sim fazer um trabalho legal e que desse frutos para ajudarmos o próximo.