O mais recente levantamento sobre profissões em alta no País, feito pela consultoria de recrutamento PageGroup Brasil, apontou que cargos nas áreas de tecnologia, marketing e recursos humanos continuam sendo alguns dos mais requisitados no mercado brasileiro. E na área da saúde, segundo a consultoria, os empregos voltaram a crescer. A expectativa em 2019 é aquecer o mercado de trabalho com a esperada retomada do crescimento. A pesquisa entrevistou cerca de 6 mil profissionais e levou em conta cargos de média e alta gerência e de nível técnico e suporte à gestão, como analistas.

Na Univille, há cursos de pós-graduação lato sensu, também denominado especialização, em todas as áreas do conhecimento, presenciais e EaD, principalmente nas áreas apontadas pela pesquisa da PageGroup. Um deles é o de Desenvolvimento Gerencial e Gestão de Pessoas, destinado a gerentes ou profissionais que pretendem ocupar cargos de liderança em organizações privadas e públicas. O curso tem como objetivo aperfeiçoar profissionais na função de liderança, através de conteúdos técnicos e comportamentais, visando resultados mais eficazes junto às equipes de trabalho, de maneira ética e responsável.  “Com a evolução das exigências do mercado, nossos cursos de pós-graduação lato sensu evoluíram muito. Implantamos, por exemplo, um módulo estratégico que contempla desde planejamento, empreendedorismo e inovação, incluindo também a disciplina de coaching de carreiras”, destaca Patricia da Silva Loth, coordenadora da Educação Permanente e Continuada da Univille. Os módulos estratégicos e os módulos internacionais são diferenciais dos cursos de especialização da Universidade.

Com forte demanda nessa década, segue valorizada a profissionalização em finanças, conforme apontou a pesquisa da PageGroup Brasil, área com maior concentração de cursos de pós-graduação lato sensu na Univille em 2019. A Universidade oferece pós-graduação em Finanças Empresarias, Gestão de Vendas e Negociação Comercial, Mercado Financeiro e de Capitais, entre outros cursos, como:  MBA em Contabilidade Internacional, Planejamento Tributário e Controladoria com ênfase nas Novas Normas Contábeis, Planejamento Tributário e Gestão do Controle. Por conta da necessidade de driblar a complexa legislação fiscal do País, os cursos ligados ao sistema de tributação brasileiro ganham evidência na área de finanças.

Conhecer bem o consumidor e saber como se relacionar com os clientes são prioridades para quem atua em marketing, área que ampliou o leque de atividades com a incorporação do marketing social e do marketing digital, e a consequente necessidade de gestão das redes sociais. Na Univille, o curso de pós-graduação lato sensu em Marketing: Produtos e Serviços contempla todos esses enfoques, além da gestão da marca, do desenvolvimento de produtos e do desenvolvimento de serviços. A especialização em Business Design também transita pela área de marketing, com estudos de branding, experiência do usuário, comportamento e perfis de consumo.

Os detalhes sobre os cursos estão em univille.br/especializacoes. Confira a lista abaixo.

Joinville

Business Design;
- Desenvolvimento Gerencial e Gestão de Pessoas;
- Direito do Trabalho e Direito Previdenciário;
- Engenharia de Produção ênfase em Qualidade e Produtividade;
- Engenharia Biomédica;
- Engenharia de Segurança do Trabalho;
- Engenharia Robótica;
- Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica;
- Finanças Empresariais;
- Gestão de Negócios em Serviços;
- Gerenciamento de Projetos com ênfase na Administração Pública;
- Gestão de Vendas e Negociação Comercial;
- História da Arte;
- Indústria 4.0;
- Inteligência Estratégica;
- Marketing: Produtos e Serviços;
- MBA em Contabilidade Internacional;
- MBA em Planejamento e Gestão de Negócios;
- MBA em Sucessão e Estruturação da Governança na Empresa Familiar;
- Mediação e Justiça Colaborativa;
- Mercado Financeiro de Capitais;
- Planejamento e Gestão Ambiental;
- Planejamento e Gestão de Negócios;
- Planejamento Tributário e Gestão do Controle;
- Psicologia Analítica: Clínica Junguiana;
- Regularização Fundiária e Políticas Públicas;
- UX Design.


São Bento do Sul

- Desenvolvimento Gerencial e de Pessoas;
- Direito do Trabalho e Direito Previdenciário;
- Engenharia de Produção ênfase em Qualidade e Produtividade;
- Engenharia de Segurança do Trabalho;
- Finanças Empresariais;
- Gestão de Vendas e Negociação Comercial;
- Marketing: Produtos e Serviços;
- MBA em Planejamento e Gestão de Negócios;
- Planejamento Tributário e Controladoria com ênfase nas Novas Normas Contábeis.


São Francisco do Sul

- Gestão e Administração de Atividades Portuárias.