A Univille São Bento do Sul recebeu o Delegado Regional Odair Rogério Sobreira Xavier, a convite do professor Mário Nenevê, para sua aula dos Seminários Avançados do 5º período do curso de Administração. Na ocasião, o Sobreira falou sobre o ambiente social de São Bento do Sul e seus problemas como a violência intrafamiliar, os adolescentes em conflito com a lei, jovens na criminalidade, aumento do uso de drogas entre outros. Um dos pontos focados pelo delegado foi sobre falta de ressocialização dos usuários e ex-usuários de entorpecentes, o que acaba contribuindo para a reincidência.

Um dos pontos iniciais do delegado foi esclarecer aos alunos sobre o papel das polícias civil, militar e federal, e como cada uma atua em seu segmento e tem suas responsabilidades e atribuições específicas. De acordo com o Delegado, as polícias militares são forças de segurança pública de cada uma das unidades federativas e têm como objetivo a preservação da ordem. Subordinam-se aos governadores e são forças auxiliares, assim como fazem parte da reserva do Exército Brasileiro e integram o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social brasileiro. Cada unidade da Polícia Militar é comandada por um oficial superior com posto de coronel, chamado de comandante-geral.

As Polícias civis atuam em todos os Estados da federação e cabe a ela agir como polícia judiciária, ajudando o Poder Judiciário na aplicação da lei, nos crimes de competência da Justiça Estadual. É responsável pelas investigações desses delitos e pela instauração do inquérito policial, assim como ações de inteligência policial. A Polícia Federal, por sua vez, é responsável por investigações dos crimes julgados pela Justiça Federal, exercendo também a função de polícia judiciária. Cumpre ainda funções de polícia marítima e aeroportuária, responsável pela fiscalização de fronteiras, alfândegas e emissão de passaportes.

O delegado citou ainda quase extinta Polícia Ferroviária Federal, que se destina ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais. Já Polícia Rodoviária Federal é bem mais atuante no país e é responsável pela fiscalização de trânsito e combate à criminalidade nas rodovias federais. Para ilustrar a atuação das polícias, Dr. Sobreira citou os locais onde elas podem ser encontradas em São Bento do Sul e região e deu exemplos sobre o tipo de situação em que cada uma deve ser acionada.

Sobreira ressaltou os problemas de segurança pública que São Bento do Sul e região enfrentam atualmente e os aspectos sociais que a envolvem. Uma das propostas feitas aos alunos foi citar possíveis soluções e como elas podem ser conectadas com o curso de Administração. Os Seminários Avançados são momentos que os alunos têm de conhecer e se aprofundar sobre problemas regionais e aprender, de forma coletiva, a pensar numa solução para questões sociais que fazem parte do seu cotidiano.