Para falar sobre pesquisa da história afro-brasileira, o Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade e o curso de História receberam o professor José Bento da Silva, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com 17 livros publicados, o docente palestrou sobre o trabalho de pesquisa de pós-doutorado realizado durante seu estágio pela Universidade de Toulouse, na França. O encontro aconteceu no campus Bom Retiro, na quinta-feira, 25 de abril.

A investigação de Bento consistia em descobrir os ascendentes do sobrenome Cazumbá, de origem africana e que deixou descendentes em diversos países, inclusive em São Gonçalo dos Campos, na Bahia. O registro do primeiro Cazumbá encontrado pelo professor foi em 1879. “É possível que os Cazumbá vindos da África fossem uma família de posses, mas que foram perdendo suas terras após a demarcação, já que eles não tinham as escrituras”, explica Bento. A pesquisa buscou e entrevistou pessoas com o sobrenome Cazumbá no Brasil, África, Alemanha e Espanha, procurando as conexões e relações sociais da família, inclusive documentos e registros históricos.

José Bento Rosa da Silva possui mestrado em história pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em história pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, é professor associado da UFPE e membro do Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Também foi vinculado ao Centro De Estudos Africanos da Universidade do Porto, em Portugal, de 2002 a 2016.