O Inovaparq ampliou o leque de benefícios do programa de incubação. Em parceria com o Grupo Tigre, lançou, dia 2 de abril, um programa de mentoria para auxiliar empresas incubadas no parque de inovação tecnológica a desenvolver seus negócios, corrigir rota e incrementar o networking. Dez startups foram selecionadas para a primeira fase do programa e cada uma terá suporte de um executivo da Tigre por quatro meses. O lançamento com assinatura do acordo foi realizado no campus da Univille, onde está instalado o Inovaparq.


“O networking promovido entre as startups do Inovaparq com um profissional experiente de uma companhia multinacional representará a possibilidade do desenvolvimento de competências decisivas para os empreendedores do Parque”, enfatiza o diretor executivo do Inovaparq, Marcelo Leandro de Borba. As startups e mentores terão que apresentar feedbacks mensais, e ao final do programa será realizado um Demo Day, evento para compartilhar os resultados.

O programa de Mentoria faz parte do Feras 2020, onde a Tigre capacita e aprimora seus executivos. Na Mentoria, um profissional mais experiente investe seu tempo e know-how, orientando e dividindo suas vivências e conhecimentos com profissionais mais inexperientes, possibilitando desenvolvimento de ambas as carreiras. 

“Esperamos que nossos executivos possam auxiliar os responsáveis pela startup no desenvolvimento de seu negócio, com correções de rota ou networking. Em contrapartida, imaginamos que ele trará o mindset de uma startup para nosso dia a dia: sendo mais simples, testando mais rápido, assumindo mais riscos”, exemplifica Rafael Salomão, Gerente de Inovação e Sustentabilidade da Tigre.

Quem são as startups selecionadas:

4Factory - oferece um Sistema de Execução da Manufatura, baseado na nuvem, especialmente desenvolvido para empresas se adaptem aos desafios da Indústria 4.0.

Conecta Projetos - conecta projetos às empresas, mobilizando recursos para a transformação social.

Convenix - plataforma de gestão de benefícios corporativos que permite a empresa ofertar uma gama maior de vantagens a seus colaboradores, com total controle, de forma simples e automatizada. Está entre as 50 startups do Estado contempladas com o programa Startup SC 2019, do Sebrae.

Onexo - oferece uma plataforma para registro e controle para os processos de produção de alimentos, que podem ser gerenciados a distância e a qualquer tempo.

DBM - desenvolve por meio da nanotecnologia mantas com padrão que imita a matriz extracelular do corpo humano para utilização como curativos (Prêmio Sinapse da Inovação 2018).

Keep Eco ­- desenvolve embalagem feita de tecido 100% algodão e uma liga de cera de abelhas e outras matérias-primas naturais que serve para manter os alimentos frescos de uma forma ecológica, evitando o uso de descartáveis. Integra o movimento internacional Beeswax Food Wrap, de esforço para reduzir a quantidade de plástico descartada no Planeta.

Funcionárias - especialista em ressignificar materiais têxteis que não são mais utilizados, gerando impacto socioambiental, com a identidade cultural de Joinville.

Moralar - cria soluções para problemas de habitação social, executando obras sustentáveis, seguras, adequadas a preço acessível, para famílias de baixa renda.

UpFlux - desenvolve uma plataforma tecnológica que identifica os principais problemas de desempenho e gera alertas quando ocorrem desvios de execução de processo. Está entre as 50 startups do Estado contempladas com o programa Startup SC 2019, do Sebrae.

Viver - cartão de benefícios para indivíduos, familiares e empresas que buscam uma solução de acesso a saúde de qualidade e reserva financeira em caso de falta de recursos. Está entre as 50 startups do Estado contempladas com o programa Startup SC 2019, do Sebrae.