Joinville participa nesta terça-feira (dia 23) do Fashion Revolution Week, um movimento global de moda responsável (para além do sustentável) que acontece simultaneamente em mais de 100 países. No Brasil, o evento é realizado há cinco anos, e em Joinville é a 2ª edição. Em todo o mundo, a maioria das ações são desenvolvidas por universidades por meio de uma estudante escolhida como “embaixadora”.

Em Joinville, a embaixadora do Fashion Revolution Brasil é a estudante Rafaela Weber, do 2º ano de Design de Moda da Univille, onde toda a programação do evento será realizada. A participação do público é gratuita. Estão previstos desfile com looks de brechó, exposições dos projetos de extensão de geração de renda, roda de conversa com convidados do ramo da moda e apresentações culturais. No local, vai funcionar uma banca de customização de roupa, onde o público vai poder levar peças que gostariam de renovar. “Queremos promover uma grande interação com o público que prestigiar o evento”, destaca Rafaela Weber.

Campanha

O movimento global Fashion Revolution promove a campanha #QuemFezMinhasRoupas, criada para aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto no mundo. A ideia é incentivar as pessoas a levar em conta todas as fases do processo de produção e consumo.

O Fashion Revolution Day, antes realizado no dia 24 de abril, evoluiu e hoje tornou-se a Fashion Revolution Week, que conta com atividades promovidas por núcleos voluntários, em mais de 100 países. Em 2018 no Brasil, envolveu cerca de 23 mil pessoas em 47 cidades, mais de 400 voluntários e 38 embaixadores em universidades, comprometidos com a organização de 733 eventos.

Origem

O movimento surgiu depois que um conselho global de profissionais da moda se sensibilizou com o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, que causou a morte de 1.134 trabalhadores da indústria de confecção e deixou mais de 2.500 feridos. A tragédia ocorreu no dia 24 de abril de 2013. As vítimas trabalhavam para marcas globais, em condições análogas à escravidão.

O quê: Fashion Revolution Brasil
Onde: hall do bloco A no campus Bom Retiro da Univille