O primeiro encontro do Núcleo de Estudos e Atividades em Direitos Humanos (NEADH) aconteceu na sexta-feira, dia 12 de abril, e contou com a presença de alunos e convidados para debater sobre os assuntos que serão tratados ao longo do semestre. O NEADH é um grupo de extensão universitária da Univille São Bento do Sul, com enfoque na promoção dos Direitos Humanos e Fundamentais na cidade de São Bento do Sul e região.

O foco principal do grupo é promover esclarecimentos acerca dos Direitos Humanos, sugerindo ações positivas de efetivação desses direitos na realidade concreta. O objetivo em 2019 é manter o funcionamento do Núcleo de Estudos e Atividades em Direitos Humanos capacitando estudantes, operadores do direito e cidadãos em geral a fim de ampliar a quantidade de pessoas aptas a implementarem decisões e construírem políticas mais humanistas em São Bento do Sul e região.

Grupo de Estudo trabalha com Acadêmicos e Professores do campus São Bento do Sul, egressos e pessoas da comunidade em geral visando aprofundamento no estudo em direitos humanos, atingindo permanentemente de 10 a 20 alunos com reuniões quinzenais. Com os encontros, o foco é a capacitação de pessoas, dentre professores, estudantes e a comunidade em geral sobre a proteção aos direitos humanos, mediante oficinas e palestras realizadas na Univille, Centros Comunitários, escolas, fóruns de justiça.

O NEADH mantém uma página na rede social Facebook e no Instagram, com atualização de fatos e conteúdos relacionados aos direitos humanos, assim, toda a comunidade, tanto acadêmica quanto da região, pode acompanhar sobre as atividades realizadas. Durante os encontros acontecem diversos debates que discutem possíveis ações para temas em vigência como ações sobre Bullying - adentrando em discussões sobre racismo e homofobia; debates ações voltadas a pessoas com deficiência; dentre outros assuntos.

O grupo já deu resultados positivos em suas edições anteriores como a implementação do Projeto REP (acadêmicos Henrique e Sidnei), a partir de estudos relacionais à criminalidade e à infância e adolescência em São Bento do Sul; produção científica – submissão de resumos expandidos ao II Simpósio de Direito e Democracia – Univille; encaminhamento de proposta de trabalho para cadastramento e inclusão dos haitianos que estão vivendo em São Bento do Sul; realização de seminários acerca do tema transexualidade, junto aos acadêmicos do 1º ano de Direito; seminários acerca dos objetivos globais produzidos pelos acadêmicos do 1º ano de Administração de Empresas (temas: fome no mundo, planeta 50/50, refugiados, e responsabilidade ambiental e socioambiental); e análise das políticas públicas existentes na região acerca da concretização dos pressupostos da DUDP – acadêmicos do 1º de ADM (projeto PESCAR, acessibilidade na Universidade, previdência pública, saúde no interior).