Os acadêmicos da primeira turma de Psicologia da Univille, campus São Bento do Sul, participaram do Dia da Família na Escola com stands de atividades voltadas para os estudantes, pais e comunidade. Ao todo foram seis stands, cada um com um tema diferente voltado para atividades práticas de psicologia. A escola Sophia Schwedler foi a anfitriã e recebeu os estudantes com muita expectativa e hospitalidade. Já os calouros Univille mostraram engajamento e puderam sentir um pouco como serão os atendimentos em sua futura profissão, por meio de atividades voltadas à psicologia.

O primeiro stand trazia a Árvore dos Valores e era destinado aos pais, que escreviam mensagens para seus filhos nas folhas. A atividade foi surpreendente porque através das palavras escritas e com as orientações dos alunos de psicologia, a expressividade e sinceridade dos pais superou as expectativas. Eles puderam, realmente, passar uma mensagem de apoio, carinho, ternura e amor para seus filhos, estudantes da escola municipal. A árvore ficou no pátio para que as crianças pudessem, sempre que sentissem a necessidade de palavras fraternas, ler aquelas mensagens e elevar seu humor e estado de espírito.

O segundo era destinado aos filhos e fazia uma adaptação da brincadeira Escravos de Jó. O objetivo era aprender a lidar com os erros da vida, fazendo uma analogia aos desafios acrescentados à música como cantar murmurando, cantar de olhos fechados, entre outros. Cada vez que erravam, as crianças precisavam recomeçar a música e tentar de www. O objetivo dos acadêmicos da Univille era mostrar que, na vida, todos erram, mas o importante é não se frustar com erros e continuar tentando, sem nunca desistir.

Para uma experiência mais sensorial, no terceiro stand, pais e filhos puderam trabalhar suas emoções moldando argila. Através das esculturas, os participantes trabalharam as relações de afinidade e a forma como expressam seus sentimentos. Depois de prontos, os trabalhos artísticos podiam ser levados para casa para pintar e trabalhar um pouco mais no objeto. No quarto stand, os alunos levaram alguns materiais institucionais da Univille como flyers e botons para explicar um pouco melhor para as pessoas presentes o que é a psicologia. Com dinâmicas, os acadêmicos trabalharam os mitos e verdades da profissão, esclarecendo o que de fato é a psicologia e como trabalham.

Já no quinto stand as pessoas que passavam pelo evento podiam relaxar com músicas calmas, incensos e atividades como técnicas de respiração, que ajudam a controlar a ansiedade e trabalhar com as emoções negativas. Por fim, o sexto e último stand trazia a atividade Teia da Vida, que serve para compreender que tudo e todos estão interligados. Com um barbante, um dos estudantes de psicologia passava o fio no dedo, falava um pouco de si e passava o rolo para outra pessoa do grupo, falando uma qualidade dela. E assim todos vão passando o barbante até formar uma teia. Essa atividade ajuda a compreender que a inter-relação entre os seres humanos que compõe o ambiente e são importantes para o equilíbrio necessário à vida e às relações interpessoais.

De acordo com a coordenadora e professora do curso de Psicologia da Univille São Bento do Sul, Graciane Oliveira, a atividade impactou tanto a comunidade quanto os estudantes, principalmente porque eles se depararam com cenas da vida real e que não faz parte do contexto de vida deles. “Os alunos tiveram contato com a realidade da comunidade.”, disse a coordenadora. Ela ainda acrescenta que isso mostra o quanto é importante que eles, os alunos, também façam terapia. “Eles se emocionaram muito com o relacionamento entre pais e filhos, alguns muitos humildes que têm afeto de sobra, e alguns com sérios problemas de relacionamento em casa. E isso é difícil de lidar, de digerir. Por isso, é importante que os alunos sempre busquem auxílio de profissionais de sua área, para conversar sobre como administrar os sentimentos e o envolvimento pessoal”, acrescentou.