Cerca de 550 estudantes e profissionais de tecnologia se reuniram o dia todo, neste sábado, 6 de abril, na Univille para o SQL Saturday, o evento de capacitação e networking para profissionais da plataforma de dados da Microsoft que roda o Brasil e o mundo. “Como a plataforma de dados é muito abrangente, hoje o evento consegue agregar vários públicos e tecnologias, inclusive Open Source, Big Data, Ciência dos Dados, Machine Learning, Programação, IA e Cloud”, destaca o professor de Sistemas de Informação e Engenharia de Software da Univille, Rodrigo Ramos Dornel, coordenador do SQL Saturday. A entrada é gratuita e aberta aos interessados em aprender mais sobre a ciência dos dados. “São três salas de palestras simultâneas sempre lotadas”, comemora o professor, premiado 3 vezes pela Microsoft como MVP Microsoft, título que a Microsoft concede a pessoas que impactam suas comunidades através da tecnologia e de forma voluntária.


O SQL Saturday é uma inciativa do Professional Association For SQL Server (PASS), que tem como principal evento o PASS Summit, realizado anualmente em Seattle e que já participei duas vezes. “Os palestrantes são profissionais de alto nível que virão de diversas cidades para voluntariamente compartilhar conteúdo de alta qualidade”, explica o professor. Dornel representa o grupo local (charpter) que consegue trazer para Joinville o evento anual, que é realizado em capitais

Os custos do evento são cobertos por doações e patrocínios de empresas parceiras, o que possibilita a gratuidade da entrada para os interessados. “Microsoft e PASS financiam uma parte, e os coordenadores locais arrecadam mais recursos com empresas locais, como no caso desse ano a Becomex, Rdornel, Domo, CrespiDB e a Sonda”, comenta o professor.