No dia 01 de junho, no Lar Filadélfia, acontece o Café Filosófico, um evento promovido anualmente pelo curso de Direito do campus São Bento do Sul e inspirado nos cafés parisienses do período iluminista. Será um momento de debate descontraído, plural, crítico e criativo. No Café um ou dois curadores dialogam sobre um tema atual relacionado às disciplinas propedêuticas do Direito. Assim, cria-se uma atividade interdisciplinar, pois o caráter filosófico permite este diálogo com diversas disciplinas do curso.

O evento começa com uma uma breve exposição sobre os temas e as apresentações daqueles que nortearão as discussões. Após esse momento, os curadores propõem alguns questionamentos que passam a ser debatidos nas mesas enquanto o café é servido. Ao final, os participantes, a partir do debate nas mesas, expõem suas dúvidas e suas conclusões em diálogo com os curadores. Tanto para os alunos quanto para os demais convidados, o debate é um momento enriquecedor, que não apenas abre ao diálogo saudável, mas também amplia os horizontes culturais dos alunos, fazendo com que a experiência educacional se torne muito mais produtiva.

Neste ano, o tema será "África e Religião: olhares desde o continente originário". De cunho mais antropológico, o café vai discutir a importância e a repercussão da cultura Yorubá em nossa sociedade. A curadoria do evento ficará por conta de Thonny Hawany, babalorixá bahiano e professor da IFBA, e do nigeriano, teólogo e professor, Padre Godwin, da arquidiocese de Brasília. A temática é fundamental que não fica restrita apenas aos acadêmicos de Direito, mas também para os acadêmicos de outros cursos, como Psicologia e Administração. O conhecimento sobre as origens da cultura brasileira é fundamental para qualquer profissão que exija diálogo, empatia e respeito à diversidade.

“Nossa expectativa este ano é realizar um evento memorável, que marque o início das comemorações dos 20 anos do curso de Direito. A ideia é possibilitar aos nossos acadêmicos e professores uma luz sobre suas práticas e um estímulo a reflexão sobre as atitudes que percorrem nossa culturalidade”, explica o professor Eduardo Silva, um dos organizadores. Além do Café Filosófico, outros eventos marcam o aniversário, incluído uma semana de palestras voltadas ao aprimoramento dos alunos.