A 2ª edição da Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação (JEDI), programa da Prefeitura de Joinville que pretende multiplicar o número de startups na cidade, vai ser realizada neste fim de semana, dias 4 e 5 de maio, no Centro de Convenções da Univille. O tema principal será desenvolvimento de negócios inovadores na área da educação. Patrocinam a 2ª JEDI, Univille, Católica de SC, Hospital Dona Helena e Fiesc. 

Um total de 90 inscritos, que serão divididos em equipes, participam de uma maratona de atividades nos dois dias, com workshops sobre Customer Development, prototipação e estudo de mercado. A programação começa às 8h e vai até às 19h. Na abertura, a reitora da Univille, Sandra Furlan, vai falar sobre o cenário e os desafios da educação. 

A etapa seguinte da 2ª JEDI prevê 16 dias de capacitação, mentoria e desenvolvimento. As equipes vão a campo desenvolver o projeto e buscar mercado, até o encontro final nos dias 18 e 19 de maio, quando definem o processo de abertura da empresa e o modelo societário. Os projetos selecionados receberão apoio financeiro de patrocinadores. Trinta e dois mentores participam do programa. 

Edições

O 1º JEDI aconteceu em fevereiro. Outras duas edições estão programadas para 2019. O programa é uma iniciativa do Join.valle em parceria com o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comciti) e a Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud). 

O objetivo do programa é incentivar empreendedorismo e inovação por meio de desafios lançados para solucionar problemas reais da sociedade, com o propósito de gerar negócios, fomentar o ecossistema de inovação e desenvolver empreendedores de impacto.