As estantes do Projeto Proler já estão dando vida aos terminais de ônibus de São Bento do Sul. O projeto tem o objetivo de distribuir livros, sem custo, e incentivar a leitura na população que passa pelos locais. Coordenado pela professora Simone Lesnhak, o projeto acontece há mais de dois anos na cidade. No começo, a estante ficava apenas na Rodoviária, mas como o sucesso foi grande, a professora propôs que fosse levado para outros terminais da cidade para alcançar mais pessoas de outros bairros.

“Sempre tivemos bastante sucesso com a iniciativa, visto que toda vez que há reposição de livros os mesmos são pegos pelas pessoas com rapidez!” disse Rafaela, uma das bolsistas do projeto da Univille. As estantes foram arrecadadas na Gincana do Calouro deste ano, como parte das tarefas que os alunos precisavam realizar. Já os livros vieram do acervo Proler, arrecadados em outras campanhas e doados pela comunidade. “A maior dificuldade é conseguir os livros para destinar às estantes, por isso que não são muitos que colocamos nelas, visto termos poucos e utilizarmos em outras ações”, disse Rafaela.

Além das estantes, outras ações como contação de histórias, concursos de produção de textos, edição de livros, espaços de leitura, doação e troca de livros são realizadas. O objetivo geral do projeto é ampliar o letramento, a leitura e a escrita em todas as esferas sociais. Atualmente, em São Bento do Sul, as estantes podem ser encontradas no Terminal Oxford, no Terminal do Centenário, Terminal do bairro Serra Alta e na Escola Municipal Antônio Treml - mantida em uma ação conjunta com o projeto OAB Vai à Escola.

O Proler, um projeto de valorização social da leitura e da escrita é vinculado à Fundação Biblioteca Nacional e ao MINC – Ministério da Cultura. Presente em todo o país desde 1992, o Proler, através de seus Comitês, organizados em cidades brasileiras, vem se firmando como presença política atuante, comprometida com a democratização do acesso à leitura.