Seis cursos, uma tarefa. Durante um mês, os acadêmicos dos cursos de Psicologia, Odontologia, Medicina, Educação Física, Enfermagem e Farmácia se uniram para colocar em prática a teoria aprendida na disciplina Práticas Interprofissionais em Saúde, carga curricular comum no 2º dos cursos da área. Os estudantes desempenharam atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Joinville e puderam vivenciar a rotina e o trabalho feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na comunidade.

Em uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e a Univille, os acadêmicos foram divididos em grupos formados por pelo menos um estudante de cada curso e designados para uma das 15 UBS da cidade. Ao todo foram quatro encontros na unidade, um por semana, todos orientados por um agente de saúde funcionário do local.

O primeiro encontro no espaço foi destinado a conhecer o trabalho exercido na UBS, bem como a estrutura e as necessidades dos pacientes locais. Em conjunto com a profissional, no segundo momento, os estudantes elaboram as atividades das suas áreas de estudos a serem implementados com os pacientes, como exercício físico, instruções de saúde, aconselhamento psicológico etc. Nos terceiro e quarto encontros os planejamentos foram colocados em prática com a comunidade.

Na quinta-feira e sexta-feira (27 e 28 de julho), os estudantes fizeram a apresentação de todo o seu trabalho no II Seminário de Práticas Interprofissionais de Saúde. De acordo com o professor e vice-reitor da Univille, Alexandre Cidral, a abordagem revela aos acadêmicos a realidade das comunidades e enfatiza a importância do Sistema Único de Saúde. “A experiência desmistifica o que imaginavam ser o Sistema Único de Saúde. O SUS é uma joia conquistada pela sociedade brasileira e devemos lutar pelo seu aperfeiçoamento”, explicou.

Para a acadêmica do curso de Psicologia Ana Laura de Lima, durante o trabalho foi possível perceber a aproximação da comunidade com os estudantes. “No primeiro encontro, tivemos apenas três pessoas. Já no último, eles estavam muito mais interessados e vieram com várias questões”, contou a estudante.