Estudantes da Universidade de Québec à Montréal (UQAM)
Estudantes da Clínica da Universidade de Québec à Montréal (UQAM)

A professora do curso de Direito, Fernanda Brandão Lapa, compartilhou a experiência da Clínica de Direitos Humanos da Univille no 10º Encontro da Associação Canadense de Educação Jurídica Clínica, realizado na cidade de London, no Canadá. Fernanda, que é fundadora da clínica da Universidade, teve a oportunidade de apresentar os trabalhos que são realizados e debater sobre estes modelos para estudantes e para a sociedade.

Realizando seu pós-doutorado e atuando como professora visitante da Universidade de Québec à Montréal (UQAM) no Canadá, Fernanda Lapa acompanhou por um ano a Clínica Internacional de Defesa dos Direitos Humanos (CIDDHU). “Foi importante perceber o quanto os alunos valorizavam ter a oportunidade de frequentar uma educação com a metodologia clínica. Havia alunos, tanto da graduação quanto da pós-graduação, não somente na área do Direito, mas em ciência política, economia, relações internacionais”, destaca.

A Clínica de Direitos Humanos da Univille, criada há 12 anos, foi a primeira clínica jurídica do Brasil. Para a professora, o número de clínicas jurídicas no país ainda é baixo e deixam de beneficiar estudantes e as comunidades. “As clínicas jurídicas visam proporcionar uma aprendizagem diferenciada, onde além de garantir o acesso à justiça para grupos excluídos e causar uma transformação social, o aluno desenvolve competências pessoais e profissionais diferentes daquelas tradicionalmente priorizadas em sala de aula, como estratégia de caso, comunicação, negociação, gestão de projetos, trabalho em equipe, empatia, justiça social, dentre outros”, explica Fernanda.

Fique ligado! A Clínica de Direitos Humanos reinicia os trabalhos no mês de agosto. Acompanhe os trabalhos aqui.