Os egressos do curso de Publicidade e Propaganda participaram da regional sul do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom Sul), em Porto Alegre. Os publicitários inscreveram quatro trabalhos na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) e dois trabalhos no Intercom Junior – um espaço destinado para apresentação das pesquisas derivadas de TCC e de projetos de iniciação científica que são publicados nos anais do evento.

Na mostra Expocom, a equipe foi premiada com o trabalho “Acendedores Billa: Planejamento Promocional para Produtos Commodities”. O projeto foi desenvolvido em uma das disciplinas da graduação e contou com a orientação dos professores do curso. Durante a elaboração, os acadêmicos participaram de reuniões com a empresa para entender o problema e oferecer uma solução real. Além disso, realizaram pesquisa de mercado, avaliação do cenário e idealização da campanha publicitária.

Participação no Intercom

O primeiro contato com o Intercom foi em 2015, quando a Univille sediou a etapa regional do congresso. A partir disso, eles foram conhecendo mais o evento e criando a vontade de participar com os trabalhos. “Depois de tantos anos acompanhando o evento tanto no âmbito regional como nacional, ver tantas pessoas terem a oportunidade de serem premiadas sempre foi algo que admirei. É um contato com a educação que a gente não tem no mercado de trabalho e esse ano tivemos a oportunidade de presenciar esse lado mais científico da comunicação”, comentou Regielle Rabello.

A equipe considera que o prêmio é uma maneira de incentivar os demais alunos da Universidade para a participação no evento. “Foi muito significativo, tanto para mim, quanto para o curso, abrindo as portas para que os próximos usem os seus trabalhos para futuras premiações, destaca Willian Corrêa. Esta também foi a oportunidade para que os publicitários imergissem no mundo da pesquisa e compartilhassem suas vivências. “Para mim foi algo muito importante, tanto o prêmio quanto a apresentação do artigo, para ter experiência com o campo científico, que é o que eu quero seguir”, lembrou Bruna de Borba.

Gerando conhecimento

Com o prêmio na etapa regional de Porto Alegre, o grupo foi selecionado para participar do  42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que será realizado em Belém, de 2 a 7 de setembro. “Também tem o fato de que, quando a gente gosta bastante do nosso trabalho, não quer que ele fique escondido, então é uma oportunidade muito boa em poder expor e ao mesmo tempo ter contato com outras ideias tão legais”, finaliza Paula Almeida.