Nos dias 7 e 8 de junho, Cristiane Aparecida Pilz, diretora do Colégio Univille, e Rosilene Silveira, coordenadora pedagógica, da equipe de São Bento do Sul participaram do 3º Congresso Socioemocional do LIV - Laboratório Inteligência de Vida, uma proposta inovadora de educação, que busca formar alunos para se tornarem cidadãos capazes de enfrentar os desafios da vida em sociedade no século 21. A Univille São Bento do Sul é pioneira na região, já utilizando o LIV em suas aulas, oferecendo um programa curricular dedicado a desenvolver habilidades sociais e emocionais em estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.


De acordo com a equipe pedagógica que participou do evento, durante o congresso foi possível vivenciar uma programação rica em conteúdo e experimentação, sendo possível incentivar o debate a respeito da educação socioemocional no Brasil. Para Cristiane e Rosilene, um dos pontos altos da programação foi a palestra magna com o sociólogo e antropólogo francês Edgar Morin, considerado uma das referências da educação mundial. O especialista falou sobre a relação entre o pensamento, a razão e a emoção no pensamento complexo.

O segundo destaque internacional do evento foi o palestrante George Couros, líder educacional americano que vem trabalhando com o tema inovação e liderança no ambiente escolar, atuando como consultor de departamentos de educação e escolas em diferentes países. No congresso ele falou sobre mindset inovador, o que para a diretora do Colégio Univille São Bento do Sul foi um momento de muita reflexão sobre como é possível aplicar essas lições no dia a dia dos alunos e a importância de trabalhar o lado socioemocional na aprendizagem.

Para Cristiane, um dos diferenciais do Congresso Socioemocional LIV 2019 foi o espaço dedicado à experimentação e vivência das habilidades socioemocionais. Entre as palestras, apresentação surpresa e mesas de debate, o evento deu acesso ao LIV ALIVE, um espaço interativo focado em apresentar propostas de como as escolas podem trabalhar temas relacionados às habilidades socioemocionais com seus alunos e onde poderão interagir com o material e participar das atividades ali propostas.

A diretora do Colégio Univille São Bento do Sul falou ainda da importância da troca de experiências e conhecimento pelos participantes do evento, principalmente porque na região nenhuma escola trabalha com o LIV. Do evento, a equipe pedagógica trouxe inspiração para novidades no próximo ano. “Nossa ideia é trabalhar com o LIV e o desenvolvimento socioemocional não apenas com os alunos, mas também com os pais e professores”, disse Cristiane.

O LIV acontece em aulas semanais ao longo de todo o ano letivo dentro da grade curricular do colégio. Em todas as etapas da educação básica o programa traz propostas para os estudantes exercitarem suas habilidades socioemocionais em sala de aula, com professores e colegas, e em casa, com a participação da família, contribuindo para uma formação mais completa. A partir de planejamento e acompanhamento pedagógico estruturados, o LIV tem a preocupação de dialogar com a linguagem e os interesses das crianças e dos adolescentes, oferecendo um material que considera as particularidades de cada faixa etária.