Portugal e Brasil são mais próximos do que a língua que conecta os dois países. O professor português da Universidade do Porto, Francisco Topa, foi um dos participantes da roda de conversa que aconteceu durante a programação da Feira do Livro, na sexta-feira (14), e falou sobre a semelhança nos estilos literários nas obras que surgiram em Portugal e no Brasil desde a época da colônia. A participação do docente no evento foi organizada pela Univille.

Há quase 20 anos, Topa pesquisa a literatura brasileira e portuguesa dos séculos 17 e 18 e trouxe, durante a participação no evento, em conjunto com o docente do curso de Letras da Univille, Nielson Ribeiro Modro, a evolução da narrativa poética influenciada pelo contexto histórico dos dois países. “A leitura do professor sobre Brasil-Portugal desde a era colonial é fenomenal. Em certos momentos, a diferença entre a literatura brasileira e portuguesa é muito tênue”, ressaltou Modro.

Francisco Topa é professor associado ao Departamento de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), lecionando nas áreas de Literatura e Cultura Brasileiras, Crítica Textual, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Literaturas Orais e Marginais. É doutor em Literatura, desde 2000, pela mesma faculdade, com uma tese sobre o poeta barroco Gregório de Matos. Obteve em 2016, também na FLUP, o título de Agregado em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos, especialidade de Literatura e Cultura.