Você já se perguntou o que faz um bacharel em sistemas de informação?

Ronan Rodrigo Nunes é graduado em Sistemas de Informação pela Univille desde 2010, e hoje é especialista em desenvolvimento de aplicativos para iOS. O egresso já tem no currículo empresas como Nubank e Uber.

Ronan atua como engenheiro de software e desenvolve aplicativos para sistemas operacionais como iOS, tvOS, watchOS e macOS, usando a linguagem Swift. “Eu trabalho muito com testes automatizados, que são códigos que testam o software que estou construindo. Possibilitando que eu entregue algo mais estável”, explicou. Além do Nubank e da Uber, Ronan também trabalhou na Concrete Solutions, onde atuou nos aplicativos da Rádio Globo e Carrefour, e na Mercos, como desenvolvedor de software full-stack.


A turma do 4º ano do curso de Engenharia de Software teve a oportunidade de ouvir um pouco sobre a experiência do aluno egresso, via Skype, na aula da disciplina Métodos, Técnicas e Ferramentas de Engenharia de Software. Durante a conversa, Ronan falou sobre testes, design patterns, SOLID, programação funcional, git, continuous integration, continuous delivery, comportamento profissional, a importância de aprimorar soft skills e sua passagem pela Univille. “O curso foi o pontapé inicial. Facilitou no meu processo de independência e me ensinou a ter autonomia e confiança”, contou o bacharel.