O curso de graduação de Naturologia da Univille trouxe para uma visita aos acadêmicos, os presidentes da Associação Brasileira de Naturologia (ABRANA) e da Sociedade Brasileira de Naturologia (SBNAT). Durante o encontro, os acadêmicos do 1º ano conheceram um pouco mais sobre as competências e habilidades da profissão.

Para a naturóloga Flávia Placeres, presidente da ABRANA, é importante que os acadêmicos tenham um novo foco para a saúde, promovendo a autonomia do paciente/interagente, mantendo o foco no ser humano e não na doença. “A naturologia trabalha a qualidade de vida e a promoção da saúde”, destaca. Flávia também explica que os naturólogos têm o desafio de mostrar as várias possibilidades de tratamento, respeitando a individualidades de cada ser. Por isso o profissional trata o ser humano a partir de uma visão multidimensional e de forma integral, visando a promoção, conscientização e prevenção da saúde.

Mestre Daniel Maurício de Oliveira Rodrigues, diretor científico da SBNAT, relata ser necessário uma nova forma para tratar o ser humano. Assim o naturólogo pode indicar as práticas integrativas e complementares de acordo com a necessidade de cada paciente/interagente. “Não é porque é natural que não faz mal. Precisa ter muito conhecimento científico, por isso a importância da Universidade", destaca.

Univille será sede do Congresso Brasileiro de Naturologia

Nos dias 7, 8 e 9 de novembro a Universidade será sede do XII Congresso Brasileiro de Naturologia. O tema será “Naturologia baseada em evidências”, o evento terá minicursos, panorama político da profissão e o fórum conceitual de Naturologia. O congresso terá exposição de trabalhos científicos, lançamento de livros e momentos de debates com os profissionais da área.