Os alunos da Pós-Graduação em Desenvolvimento Gerencial e Gestão de Pessoas da Univille São Bento do Sul fizeram um evento para colocar em prática os ensinamentos e prestigiar o fim de muito aprendizado na reta final do curso. Com a orientação da professora Cristina Nogueira, os acadêmicos prepararam uma festa junina em que cada detalhe foi pensado de acordo com tudo o que eles aprenderam na pós nesse penúltimo módulo de Gestão de Projetos. Agora os acadêmicos caminham para a formação e farão o último módulo da pós.

Originalmente, o projeto foi idealizado pela professora Cristina quando trabalhou como consultora na Coca-Cola/SPAIPA, onde ela elaborou uma atividade em que as lideranças de uma determinada unidade teriam que planejar, produzir e servir um almoço para todos os funcionários da fábrica. Anos se passaram e a professora adaptou a ideia para a sala de aula, empregando as ferramentas gerenciais, utilizadas dentro do processo administrativo.

De acordo com a professora, o projeto idealizado e adaptado para a academia recebeu o nome de O Jantar, mediante o qual os acadêmicos têm a oportunidade de exercitar na prática os conceitos repassados em sala de aula, diretamente ligados ao Planejamento, Organização, Direção e Controle, bem como Gestão de Projetos. Desde que foi implantado, há sete anos, vem recebendo inúmeros feedbacks positivos e sugestões a serem inclusas na proposta.

O projeto é colocado em prática sempre depois de um período que já se tenha trabalhado os conceitos e ferramentas gerenciais em sala de aula, para que os alunos tenham a oportunidade de vivenciar na prática os conceitos aprendidos, bem como as possíveis intercorrências e adaptações necessárias que ocorrem em diversas situações. Ao final do projeto os alunos recebem, formalmente, o conteúdo teórico, em que farão a relação entre teoria e prática. A ideia de trabalhar com esse projeto vem ao encontro das Metodologias Ativas.

“Dentro de um trabalho escrito ou em um estudo de caso aplicado em sala de aula, por exemplo, há a oportunidade do aprendizado pelas obras de diversos autores, teorias, além da construção de ideias. Entretanto, a vida organizacional ultrapassa esses limites, impondo barreiras e dificuldades que devem ser experienciadas pelo acadêmico para que ele se prepare para o mercado de trabalho, permitindo o exercício de características como adaptabilidade, tolerância, paciência, inteligência, criatividade e construção de bons relacionamentos e ambientes de trabalho”, disse a professora.

Ainda de acordo com ela, a interdependência existente, dentro dos Processos Administrativos, traz ao grupo de acadêmicos a necessidade de integração e interação, bem como a liderança, negociação dos temperamentos, o exercício do bom senso e a estratégia comportamental para resolver situações esperadas e inesperadas. As questões comportamentais, inerentes à convivência humana, são vivenciadas junto da prática, simulando uma realidade organizacional comum.

O objetivo deste trabalho é fazer com que os acadêmicos planejem um projeto, no qual as funções e ferramentas administrativas sejam colocadas em prática, dentro de um organograma construído por todos os envolvidos; onde a turma elege seu presidente e as quatro principais áreas de uma organização, como Produção, Marketing, RH e Financeiro, com o objetivo de oferecer um jantar para um grupo de no máximo quatro pessoas, indicadas pela professora. Aproveitando o momento, O Jantar da turma foi uma festa junina e funcionários do campus São Bento do Sul foram os convidados.

O projeto oferece a oportunidade para que os acadêmicos planejem, organizem, liderem, coordenem as respectivas ações destinadas a cada área, distribuídas dentro da estrutura organizacional, para a efetivação de um jantar destinado a um grupo de gestores, professores e coordenadores do curso ou da instituição. Os acadêmicos são, desde o início, os principais atores desse projeto, que além da execução prática, também desenvolvem seus conhecimentos, fortalecem competências e desenvolvem maturidade, aspectos necessários à superação dos desafios que surgem com o projeto, aproveitando a oportunidade para aplicar conceitos e ferramentas aprendidas em todas as disciplinas.