O time da Univille conquistou o terceiro lugar na classificação geral dos Jogos Universitários Catarinenses 2019 (JUCs), realizado em Joinville no início do mês. Com o apoio da torcida, os 123 atletas da Universidade disputaram 15 modalidades nos dias dos jogos. No geral, o JUCs reuniu mais de mil atletas e 22 Instituições de Ensino Superior (IEs).

Neste ano, o JUCs foi organizado por um comitê que reuniu as quatro instituições de Joinville (Faculdade Ielusc, UDESC, Unisociesc e Univille). As instituições ficaram responsáveis pela organização dos jogos, locais para alojamentos, arbitragem e toda infraestrutura necessária para a realização das competições. Por isso, além das competições, os jogos serviram para a integração entre atletas e comissão organizadora.

Incentivo

A Universidade incentiva a prática esportiva dos seus acadêmicos em programas e projetos, como o Bolsa Atleta. Além disso, conta com o apoio das Atléticas, que realizam diversas atividades durante o ano. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) foi uma das instituições parceiras no engajamento dos atletas e demais estudante durante o JUCs 2019.

O presidente do DCE, Lucas Souza, destacou a importância do fortalecimento do esporte universitário após os jogos. “Dedicamos este troféu a cada atleta que construiu conosco este sonho, Univille, que foi muito importante para a vinda do JUCS 2019 a Joinville, e especialmente: nossos chefes de delegação Bruno Cunha e Maria Eduarda, responsáveis pela boa condução e andamento desta edição", afirmou em publicação em uma rede social.

O JUCs é promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU). O objetivo é fomentar a participação em atividades esportivas em todas as Instituições de Ensino Superior (IEs) do Estado de Santa Catarina, promover ampla mobilização da juventude universitária em torno do esporte, identificar talentos no cenário esportivo estadual e desenvolver o intercâmbio sociocultural e desportivo entre os estudantes universitários.