O Diretório Central dos Estudantes (DCE) promove o 1º Semana de Direitos Humanos. O evento será de 19 a 23 de agosto na Univille - campus Bom Retiro e vai conscientizar acadêmicos e a comunidade sobre conquistas e desafios relacionados ao tema. A semana terá palestras, debates e exposições, além de outras atividades paralelas.

Em pauta, a discussão será sobre a igualdade racial, os direitos das pessoas com deficiências, os direitos humanos e o sistema prisional brasileiro, a luta das mulheres e suas conquistas e os diretos da comunidade LGBTQI+. Para o bate-papo, os convidados foram escolhidos pelo engajamento e trabalhos realizados nas áreas. “Além da preparação para a cidadania e para o trabalho, a função social da Universidade de hoje é conscientizar toda comunidade universitária para viverem em uma cultura diversificada e em uma sociedade de direitos”, destaca Lucas Souza presidente do DCE.

Além das rodas de conversa, a programação inclui uma exposição no hall do bloco A que celebra os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Confira a programação completa e participe das atividades. O evento é gratuito e aberto ao público.

19/08 - Abertura

Mesa Redonda – O direito a ter direitos

Local: Anfiteatro ll

Convidados: Ana Olsen, Rodrigo Bornholdt e Waldemar Moreno Jr.

Mesa Redonda – Direitos Humanos e o Sistema Prisional Brasileiro

Local: Anfiteatro do Colégio Univille – Bloco F

Convidados: João Marcos Buch, Tayza Rauen, Leandro Gornicki Nunes e Cynthia Pinto da Luz.

Mesa Redonda – Direitos Humanos e Igualdade Racial

Local: Anfiteatro da Biblioteca

Convidados: Sirlei de Souza, Sandro Silva e Jacila Barbosa.

Mesa Redonda – Direitos das Pessoas com Deficiência - Inclusão

Local: Auditório da Reitoria

Convidados: Adriana Alves, Iraci Seelfeldt e Andréia Fuck.

Mesa Redonda – A luta da mulher e suas conquistas

Local: Anfiteatro ll

Convidados: Ada Faraco de Luca, Karen Schubert, Ana Paula da Silva.

Mesa Redonda – Direitos da Comunidade LGBTQI+

Local: Anfiteatro ll

Convidados: Denis Radun, Mariana Franco e Rafael Mendonça.