A inauguração do coworking UniCoum espaço colaborativo e inovador com vocação acadêmica e identidade regional onde acadêmicos e comunidade vão poder desenvolver seu próprio negócio dentro da Univille, vai ser o ponto alto da 23ª edição da Semana da Comunidade, que comemora os 23 anos de reconhecimento como universidade pelo MEC. O principal evento anual da Instituição será realizado de 13 a 16 de agosto nos campi de Joinville, São Bento do Sul e São Francisco do Sul e nos shoppings centers de Joinville. O evento atrai cerca de 9 mil pessoas. Univille e Inovaparq inauguram o UniCo às 18h do dia 14, no prédio onde funciona a Biblioteca Universitária, no campus do Bom Retiro.

Durante a 23ª edição da Semana da Comunidade, a Univille vai oferecer à população diversas atividades, atrações e serviços gratuitos. Integram a programação oficinas interativas, apresentações de música, dança e teatro, contação de históricas, exposições, entre outros.

Os populares foodtrucks e a tradicional Feira das Profissões são algumas das atrações que mais atraem o público que visita a Universidade durante a Semana da Comunidade, principalmente estudantes do Ensino Médio interessados em conhecer como é o dia a dia no campus e a estrutura física. Por meio do Programa Visite, eles fazem um tour completo. Milhares de acadêmicos também participam da programação.

No Garten Shopping, o destaque serão os serviços de saúde gratuitos. Um deles é a análise eletromiográfica do movimento, a leitura superficial dos estímulos provocados pelo acionamento do músculo durante a sua atividade motora, que vai ser realizada pelo curso de Educação Física. Os dados são fornecidos por computador. “Por meio da análise conseguimos identificar, por exemplo, se o corpo está respondendo ao exercício, se há limitações e se o movimento foi feito corretamente”, explica o professor Pedro Morales, coordenador do curso de Educação Física da Univille. Quem visitar o estande da Universidade no Garten durante a 23ª Semana da Comunidade também vai poder medir a pressão arterial e receber orientações sobre a hipertensão e suas complicações.

No Shopping Cidade das Flores, a população da Joinville vai ter a oportunidade de tirar dúvidas sobre a reforma da Previdência em curso no Brasil e como funciona o direito previdenciário no País. O serviço vai ser oferecido gratuitamente por meio do curso de Direito, em atendimentos feitos por acadêmicos com orientação de professores.

Coworking

O projeto do UniCo é resultado de uma cocriação envolvendo professores e estudantes dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo da Univille. Um dos principais diferenciais do coworking, além da interação com a Universidade e com o parque tecnológico, é o seu modelo em estações de trabalho espalhadas por dois andares do prédio, que terão formato e finalidades diversas. Serão 66 no total. Entre os exemplos estão as posições flex, com divisórias e destinadas à alta imersão, e a bancada maker, onde os coworkers vão poder montar um protótipo para apresentação. Outro diferencial é a iluminação natural, proporcionada pelo prédio todo envidraçado no lado frontal.

Coworkings são espaços compartilhados com foco colaborativo para desenvolvimento de ideias e negócios, com possibilidade de troca de serviços e de conhecimento. No UniCo, os coworkers terão oportunidade, por meio do parque tecnológico, de promover a aceleração do seu negócio, de apresentar pitchs a investidores e de participar de treinamentos e cursos.

O quê: 23º Semana da Comunidade
Quando: de 13 a 16 de agosto
Onde: Univille (nos campi de Joinville e São Bento do Sul e nas unidades centro e São Francisco do Sul)
Quanto: gratuito